Secretaria Municipal de Educação de Teresina adota ação de combate às drogas em escola da zona Rural

O projeto conta com palestra sobre drogas e com ações voltadas para reciclagem e geração de renda

Por Portal O Piauí em 03/11/2022 às 11:22:04
Palestra em escola da Zona Rural mostrou a problemática das drogas e tratou sobre prevenções. Foto: Ascom/Semec

Palestra em escola da Zona Rural mostrou a problemática das drogas e tratou sobre prevenções. Foto: Ascom/Semec

A Divisão de Assistência ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) realizou, na última terça-feira (01), uma ação na Escola Municipal Areolino Leôncio Silva, localizada na zona Rural da capital do Piauí, para alertar os estudantes sobre os riscos do uso de drogas.

Além da presença do coronel Nixon Frota, que compartilhou com os alunos um pouco de sua experiência na segurança pública e no combate às drogas, o evento contou com a palestrante Daniela Hanna do Projeto "Mude os hábitos, Mude o Mundo" para falar sobre a temática.

Na avaliação da palestrante, o momento "foi muito enriquecedor" e que o projeto gosta de atuar entre a juventude. "O evento foi incrível, pois conseguimos transmitir a mensagem de dizer não às drogas e de luta prol ao meio ambiente", afirmou Daniela.

Sobre o Projeto Mude os hábitos, Mude o Mundo

"Mude os Hábitos, Mude o Mundo" é um projeto social e ambiental da Vila Irmã Dulce, periferia e zona sul da capital, formado por jovens voluntários que têm entre 13 a 20 anos de idade.

O projeto tem ações como coleta de resíduos recicláveis, onde são comercializados e da renda extraída, têm ações realizadas de cunho social, ambiental e educacional. Dentre elas, a principal: a sopa na calçada, que atende 200 pessoas.

No ano de 2020, "Mude os hábitos, Mude o Mundo" ganhou um prêmio a nível Nacional da empresa AEGEA, entre as 160 unidades da concessionária.

Escola Municipal Vinicius de Moraes realiza Projeto Leitura Diária

A Escola Municipal Vinicius de Moraes, após o retorno das aulas presenciais em 2022, realizou diagnóstico com intuito de identificar o nível de alfabetização de aprendizagem e letramento dos alunos.

Segundo o diretor da unidade, Fábio Henrique do Nascimento, "foi constatado com o diagnóstico que alunos de 1º ao 3º ano foi divergente do almejado pela unidade", e a partir de então, juntamente com a pedagoga e vice-diretora da Escola, Maria Socorro, foi desenvolvido o "Projeto Leitura Diária" que tem o intuito de reforçar o processo de alfabetização dos alunos através de práticas de leitura e socialização, incluindo a participação de toda a comunidade escolar.

Inicialmente o Projeto começou voltado aos alunos do ciclo de alfabetização – 1º ao 3º ano, e logo, devido ao sucesso, se viu a necessidade de se estender para os alunos de 4º e 5º anos como uma estratégia de reforçar os bons hábitos de leitura.

O "Leitura Diária" funciona semanalmente, onde são escolhidos alunos das de cada série, duas vezes por semana, onde é entregue aos alunos um texto com os gêneros textuais diversificados para cada etapa de aprendizagem trabalhada.

"Os alunos levam os textos para casa e com auxílio das famílias "treinam" e apresentam nas datas agendadas durante a acolhida para todos os alunos e pais presentes. Na ocasião, a equipe gestora fez a análise textual", elucida o diretor.

Além do desafio proposto para a melhoria da leitura, outras habilidades são trabalhadas durante o projeto, como a expressão corporal e verbal do alunos, promovendo autoconfiança e conhecimento, "percebemos que os alunos têm quebrado a barreira do medo ao fazer a leitura publicamente para aproximadamente outros 100 colegas de escola", finaliza o diretor.

Fotos: Ascom Semec

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários