As obras de esgotamento sanitário já passaram por 30 bairros de Teresina, beneficiando mais de 50 mil moradores. A dona de casa Maria José, do bairro Cabral, já realizou a conexão do seu imóvel à rede instalada na rua. É importante dizer que é um serviço feito pela concessionária dos serviços, a PPP Águas de Teresina, liderada e fiscalizada pelo governo do Estado.
"Eu moro aqui há 52 anos e o que mais me incomodava era o esgoto, que contribuía para a proliferação de mosquitos, mato, além do mau cheiro. Quando passaram com o serviço, não pensei duas vezes e realizei logo a instalação da minha casa. Agora tá tudo sequinho. Uma maravilha", destaca a moradora que tem 78 anos.
Alguns imóveis, para serem conectados à infraestrutura instalada pela Águas de Teresina após a finalização das obras, precisam de adequações internas conhecidas como ligação intradomiciliar.
O serviço consiste em adaptações para encaminhar o esgoto proveniente de pias, banheiros, vasos sanitários e máquina de lavar para a rede de esgoto disponível na rua. Para ajudar a população nesse processo, a empresa desenvolve um trabalho educativo porta a porta, no qual aborda também os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.
"Os investimentos em infraestrutura, somados ao trabalho educativo que realizamos por meio de nossos agentes socioambientais, reforçam o compromisso da concessionária de garantir mais saúde e qualidade de vida para a população a partir do saneamento básico", enfatiza o diretor executivo da Água de Teresina, Renee Chaveiro.
Confira embaixo o cronograma de ações de 2 a 5 de janeiro
Visitas socioambientais
Bairros: Centro/Norte, Centro, Nossa Senhora das Graças, Macaúba, Vermelha, Monte Castelo, Aeroporto, Real Copagre, Primavera, Mocambinho, Nova Brasília e Vale do Gavião
Reuniões com a comunidade
Monte Castelo, Vermelha, Residencial Wilson Martins Filho e Vale do Gavião.