Em Teresina, ecologia como meio de vida é tema de simpósio na Universidade Federal

A ideia é mostrar por meio de exemplos práticos como a defesa do meio ambiente é, cada vez mais, uma profissão

Por Portal O Piauí em 25/10/2022 às 20:59:56
Simpósio vai mostrar a importância do meio ambiente para o surgimento de novas profissões

Simpósio vai mostrar a importância do meio ambiente para o surgimento de novas profissões

Um encontro multidisciplinar para mostrar aos jovens que a sustentabilidade também pode ser fonte de renda. Promovido pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), o I Simpósio de Educação Ambiental: Práticas Sustentáveis reúne nesta quarta-feira, dia 26, no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) um painel de palestras e debates que promete elucidar vários tópicos relativos ao tema.

Com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Piauí, Secretaria Municipal de Educação (Semec), e UFPI, o simpósio organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Semam, começa com solenidade e alunos de cursos médios e superiores de instituições públicas e privadas.

"A ideia é mostrar por meio de exemplos práticos como a defesa do meio ambiente é, cada vez mais, uma profissão. Estamos vivendo uma nova realidade de consciência ambiental no planeta, graças a pioneiros, sejam eles ativistas, cientistas, professores e pesquisadores, que dedicaram suas vidas à ecologia", declarou Luis André, secretário municipal de Meio Ambiente. "Eles abriram o caminho para que a atual geração possa aliar essa prática a uma profissão, podendo fazer disso a sua carreira", completou ele.

A OAB Piauí será representada pela Comissão de Meio Ambiente. "Estamos felizes com essa parceria da OAB-PI com a Semam e por fazermos parte dessa reflexão que vai gerar impacto positivo no meio ambiente, bem como na comunidade que está em constante desenvolvimento nos âmbitos social, ambiental e econômico", afirmou o Marcus Vinicius Nogueira, diretor-tesoureiro da OAB PI.

Palestrantes

O dia começa com a palestra Compostagem como Solução para o Gerenciamento de Resíduos Orgânicos, com o engenheiro civil Ramon Campelo e arqueóloga e graduanda em Arquitetura Carla Ohana, sócios da É de Sol Compostagem, empresa teresinense cujo projeto teve recente premiação na Europa e que vem se firmando no mercado de compostagem entre os mais variados clientes, de escritórios a restaurantes, passando por famílias ou pessoas que moram sozinhas e que desejam transformar seu lixo em algo reaproveitável na natureza. No caso, adubo.

Em seguida, a doutora e mestre em Produção Vegetal Cristiane Lopes faz a palestra Práticas Agroecológicas do Núcleo de Experimentação em Agroecologia do Colégio Técnico de Teresina (NEACTT) – do qual faz parte como professora –, desvendando como plantio, agronomia, produção (e lucro) podem se dar de maneira sustentável.

Já Miriam Araújo de Oliveira falará sobre um dos temas mais associados ao trabalho com o meio ambiente, a consultoria ambiental. Especialista e tecnóloga em gestão ambiental, Miriam, que é pós-graduada em Saneamento Básico e Ambiental, vai detalhar sua vasta experiência na palestra que promete ser um dos pontos altos da tarde.



Abelhas e novas tecnologias
Representante do Projeto Arandu – Saberes e Práticas com Abelhas, a bióloga Sandra Sousa comparece com Meliponicultura no Piauí: Importância Ecológica e Potencial Econômico. Com vasta experiência docente em Ciências e Biologia no Piauí e em São Paulo, Sandra, que trabalha com abelhas nativas sem ferrão há mais de 10 anos e já coordenou projeto com meliponário didático – coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos – em João Pessoa, Paraíba, e recentemente iniciou parceria com a Semam Teresina.


Projeto Escolas Solares

Engenheiro elétrico, professor do curso de Engenharia Elétrica da UFPI e diretor do Centro de Tecnologia da UFPI, Marcos Lira fará a palestra Tecnologias Energeticamente Sustentáveis e deve abordar projetos inovadores de sua autoria, como o Escolas Solares, que pode revolucionar a educação pública no Piauí em um futuro próximo.

Para terminar, a graduanda em Turismo da Uespi Joelma Bezerra levará todos para fora do auditório para o seu Tour das Sensações, uma vivência sensorial que convida a experimentar o ambiente de forma mais sensível e conectada aos sentidos. "Fizemos no Parque da Cidadania, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, e foi um sucesso. Estou feliz com este novo convite da Semam", disse ela, também guia e pesquisadora nas áreas de turismo cultural e meio ambiente.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários