Piau√≠ recebe 25 mil doses da nova vacina contra Covid-19 enviadas pelo Minist√©rio da Sa√ļde

Outras 14.800 doses devem chegar ao estado entre esta segunda (13) e terça-feira (14), totalizando 40 mil doses.

Por Portal O Piauí em 13/05/2024 às 14:48:09

A Secretaria da Saúde (Sesapi) recebeu, no s√°bado (11), um total de 25.200 doses da vacina monovalente contra Covid-19, da fabricante Moderna. Outras 14.800 doses devem chegar ao estado entre esta segunda (13) e terça-feira (14), totalizando 40 mil doses.

A distribuição da nova vacina foi autorizada após an√°lise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O imunizante foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovado pela Ag√™ncia Nacional de Vigilância Sanit√°ria (Anvisa).

Desde janeiro deste ano, o Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a Covid-19 no Calend√°rio Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos priorit√°rios com cinco anos ou mais. Aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses aplicadas anteriormente, também podem se vacinar.

WhatsApp Image 2024-05-13 at 10.05.14.jpeg

"Desde 1¬ļ de janeiro deste ano, as pessoas do grupo priorit√°rio e crianças entre seis meses e menores de cinco anos foram incluídas no Calend√°rio Nacional de Vacinação para serem imunizadas contra a Covid-19", explica B√°rbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

A superintendente de Atenção Prim√°ria à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, lembra que as vacinas são seguras e é importante que os inclusos nos grupos realizem a imunização.

"É fundamental que toda a população, principalmente os grupos priorit√°rios, procure os postos e se proteja contra a Covid-19. Graças à vacinação conseguimos diminuir os casos de internação e mortes pela doença", reforça a gestora.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios

Mulheres Acompanhantes