Governadora Regina Sousa visita sede da Águas de Teresina para conhecer projetos e investimentos

Com a PPP Águas de Teresina, a capital do Piauí chega ao quinto BR-ó-bró sem falta de água

Por Portal O Piauí em 22/09/2022 às 13:01:20
Regina Sousa conheceu as mudanças no abastecimento de água e saneamento básico a partir do contrato da PPP Águas de Teresina

Regina Sousa conheceu as mudanças no abastecimento de água e saneamento básico a partir do contrato da PPP Águas de Teresina

A governadora do Piauí, Regina Sousa, visitou nesta quinta-feira, 22, a sede da Águas de Teresina que opera como uma PPP e recebeu o Selo "Amiga do Saneamento". A homenagem ocorreu na sede da concessionária, no bairro Todos os Santos e contou com a presença dos diretores da empresa, que é responsável pelos serviços de água e esgoto da zona urbana da capital desde 2017.

Na oportunidade, Regina Sousa também conheceu projetos sociais patrocinados pela empresa, como é o caso do "Projeto Pioneiros", cujo objetivo é estimular o estudante da rede pública a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas para o saneamento básico dentro de suas comunidades. A governadora ainda ficou a par dos investimentos realizados, visitou o Call Center que emprega 250 pessoas; o almoxarifado; e o centro de controle de operações.

"Abastecimento, esgotamento e saneamento básico são muito importantes para a vida da população, é um instrumento de política pública essencial que valorizamos muito. E a Águas de Teresina vem se propondo a realizar esse trabalho com muito empenho, com responsabilidade social e ambiental. Uma parceria entre a iniciativa privada e o governo do Estado que deu certo", afirmou a governadora.





De acordo com o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, em 2017 ainda faltava água na zona urbana da capital e o trabalho inicial foi voltado para universalizar o abastecimento. "Já estamos indo para o quinto BR-ó-bró sem falta de água na zona urbana. E também estamos investindo no nosso trabalho com o esgotamento sanitário que influencia na saúde e dignidade do teresinense", afirmou.





ESGOTAMENTO SANITÁRIO É AMPLIADO DE 19% PARA 42,6% EM TERESINA

A Águas de Teresina tem avançado com a cobertura de esgotamento sanitário da cidade, que saiu de 19% para 42,6%, com a meta de universalizar o serviço até 2033. Segundo Érica Feitosa, superintendente da Suparc, houve uma diminuição de 60% de doenças de veiculação hídrica com os investimentos realizados pela empresa no esgotamento sanitário, também numa parceria com a prefeitura de Teresina.

A PPP Águas de Teresina entregou na semana passada mais um importante marco para a capital piauiense, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Itaperu, na Zona Norte. A estrutura é fundamental para ampliar a cobertura de tratamento de esgoto da zona urbana da capital, cujo índice cresceu de 19% para 42,6% nos últimos cinco anos.

A Estação Elevatória de Esgoto beneficiará cerca de 12 mil pessoas residentes nos bairros Aeroporto, Parque Alvorada e Itaperu, transformando para melhor as condições sanitárias da região e impactando o desenvolvimento socioeconômico de Teresina. Além de reduzir as doenças por veiculação hídrica, o esgotamento sanitário contribui para ampliar a valorização imobiliária da cidade. Até 2024, Teresina terá elevado esse índice para 59%, com a universalização do serviço prevista para 2033.

A Estação Elevatória de Esgoto é um equipamento que tem papel importante nos locais com desnível de solo, pois tem a capacidade de transferir os esgotos existentes de um ponto mais baixo para outro mais elevado da cidade, onde ocorrerá o tratamento dos efluentes de forma adequada do ponto de vista sanitário.

Assim, a estação terá como função realizar o bombeamento do esgoto da região do Lagoas do Norte para um ponto mais elevado, ou seja, até os dejetos chegarem na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, localizada na avenida Maranhão, para o devido tratamento. O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalada.

Inauguração da Estação Elevatória de Esgoto no bairro Itaperu, em Teresina, que foi feito pela PPP Águas de Teresina, beneficiando 12 mil pessoas residentes.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes