No Piauí, perícias médicas passam a ser feitas de forma virtual por junta médica a partir desta quarta-feira

A Perícia de Junta Medica beneficiará, principalmente, os servidores que residem no interior do Estado, já que atualmente esse procedimento é feito somente de forma presencial em Teresina.

Por Portal O Piauí em 03/06/2024 às 13:29:27

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), vai implantar, a partir desta quarta-feira (5), a Perícia de Junta Medica realizada por videoconfer√™ncia em polos do interior do Piauí. A primeira cidade a receber o serviço ser√° Parnaíba, onde acontece a solenidade de inauguração às 13h, no prédio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi).

A Perícia de Junta Medica beneficiar√°, principalmente, os servidores que residem no interior do Estado, j√° que atualmente esse procedimento é feito somente de forma presencial em Teresina. O serviço busca otimizar o processo de realização de perícias, proporcionando maior acessibilidade, efici√™ncia e redução de custos.

"Como as perícias são feitas apenas em Teresina, h√° dificuldade muitas vezes de locomoção desse servidor, que pode estar com a saúde fragilizada. Foi por conta dessas demandas que resolvemos investir nesse projeto de usar a telemedicina que j√° é respaldada por lei", explicou Aline Melo, diretora do Ciaspi.


Saúde digital j√° uma realidade que vem melhorando a vida das pessoas que moram em regiões distantes e que passaram a ter serviços de saúde por meio da internet e de uma rede de médicos existente em todo o Piauí. Agora, com as perícias, o serviço avança ainda mais mais para ajudar quem mora em locais mais distantes.

A diretora destacou ainda que implementação desse serviço, realizado por junta médica através de videoconfer√™ncia, se faz necess√°ria para atender à demanda crescente de perícia médica nas cidades interior do estado, proporcionando uma alternativa para os que moram em outros municípios.

"A escolha de Parnaíba como projeto piloto visa avaliar a viabilidade do modelo em uma cidade estratégica, considerando vari√°veis, como infraestrutura tecnológica, demanda por perícias e potenciais desafios logísticos. A ideia é levar o serviço para todo o estado", concluiu a diretora.

O serviço estar√° disponível por meio de agendamento que deve ser realizado pelo órgão de origem do servidor, através do sistema Portal da Perícia (sisprev.pi.gov.br/pericia), na aba agendar perícia.

O polo Parnaíba pode ser selecionado informando o tipo de perícia que é a Junta médica por videoconfer√™ncia. O servidor deve comparecer no dia da perícia portando documentos pessoais e atestado médico original. Na modalidade de videoconfer√™ncia, um médico estar√° presencialmente com o servidor e dois médicos a? distância em transmissão por vídeo.

O prédio do Ciaspi em Parnaíba fica localizado na avenida Presidente Getúlio Vargas, 799.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios

Mulheres Acompanhantes