Peixe raro, conhecido como Peixe-lua, é encontrado no litoral do Piauí por equipe de projeto

Este é o maior peixe ósseo do mundo, uma espécie rara, de hábitos oceânicos, chegando a medir 3 metros e atingir 2 toneladas

Por Portal O Piauí em 09/09/2022 às 19:38:25
Foto: Instagram do ICMBio

Foto: Instagram do ICMBio

O litoral do Piauí, que é um dos mais limpos e preservados do Brasil, foi destaque nesta quinta-feira, dia 8, pela descoberta de um peixe raro que foi encontrado morto na praia de Cajueiro da Praia pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e equipes do Projeto Peixe-Boi Marinho. Trata-se de um exemplar do Peixe-lua, que é conhecido também como Mola ou Peixe-lua-rabudo.

Segundo o ICMBio, este é o maior peixe ósseo do mundo, uma espécie rara, de hábitos oceânicos, chegando a medir 3 metros e atingir 2 toneladas. Sua distribuição é quase mundial, podendo ser encontrado em águas tropicais e temperadas.

Diante da ocorrência, a equipe do Projeto Peixe-Boi Marinho coletou o animal e registrou suas medidas. Além disso, encaminhou o animal para a UFDPar, laboratório de ictiologia, para a realização de estudos.


Registro importante

Em outubro de 2014, um peixe-lua gigante apareceu em Itapoá, em Santa Catarina, e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros do município. O animal pesava cerca de 150 quilos, tinha cerca de 1,5 metro de comprimento e apareceu morto na praia um dia depois de ter sido encontrado.

O Peixe-lua gigante que apareceu em Santa Catarina. Foto: feathercollector / Shutterstock.com


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários