Festival da Farinhada, em Boqueirão do Piauí, mostra potencial dos derivados da mandioca

"Queremos que Boqueirão se torne a capital da farinha e acreditamos muito no potencial do nosso povo", destacou a prefeita

Por Portal O Piauí em 10/08/2022 às 09:12:22

O Piauí ainda preserva o cultivo da mandioca e a cultura da farinhada, uma atividade que vai além da geração de trabalho e renda por reunir famílias inteiras em torno deste ofício histórico que se confunde com a própria história do Brasil. Com este espirito de integração e preservação, foi realizada a II Edição do Festival da Farinhada, em Boqueirão do Piauí, que tem como objetivo incentivar a produção e divulgar o potencial dos derivados da mandioca no município.

"É um evento cultural que reproduz a produção da farinha. Autorizei a criação de uma casa de farinhada para a região porque reconheço a importância dessa atividade para muitas famílias. Nasci e me criei vendo este processo, o beneficiamento da mandioca. Quero que isso aconteça agora com equipamentos modernos e agregando valor, com embalagem própria do produto", disse a governadora do Piauí, Regina Sousa, ao participar do evento no último sábado em Boqueirão do Piauí.

A farinhada envolve trabalho braçal e muito suor, mas ainda é visto com muita alegria pelas famílias que trabalham com a cultura da mandioca no Piauí, isso por gerar trabalho e renda e integrar os moradores de várias localidades produtoras.

Ela visitou o espaço cenográfico montado para a realização do evento. A governadora afirmou que ao entrar na "casinha de palha", lembrou sua infância. "Tudo de farinhada eu fiz, sei fazer tudo, e eu morei, nasci, numa casinha assim de teto e parede de palha. Foi reviver meus primeiros anos de vida", lembrou.

O investimento para a casa da farinhada é de R$ 498.330,70 e obras será executada pela Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF). De acordo com a superintendente da SAF, Liz Meireles, "é um momento para fortalecer a agricultura familiar, inclusive é a missão da SAF. Estamos aqui hoje para valorizar a produção dos agricultores, é uma cidade que tem 50 casas de farinha artesanais. Então a chegada de uma casa de farinha com toda estrutura de beneficiamento, de empacotamento, vai agregar valor".

A prefeita Genir Ferreira disse que quer ampliar ainda mais as próximas edições do festival. "Estamos resgatando nossas raízes e intensificando a cultura do nosso município, são três dias de muitas festividades e resgate as nossas raízes. Queremos que Boqueirão se torne a capital da farinha e acreditamos muito no potencial do nosso povo", destacou a prefeita.

Segundo dados do IBGE, atualmente são cultivados 75 hectares de mandioca no município de Boqueirão do Piauí, atingindo uma produção anual estimada em 700 toneladas de raízes. Os principais produtos fabricados são a farinha e a farinha de goma. Em um ano de uma boa produção, é atingido um patamar acima de 100 toneladas de farinha e 50 toneladas de goma.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes