Turismo deve gerar mais de 190 mil vagas de empregos até o fim do ano, diz Confederação

O setor deve fechar com um saldo positivo de 258,1 mil postos de trabalho formal

Por Portal O Piauí em 21/06/2022 às 19:20:57
Foto: Djalma Batista. Passeios no Delta do Parnaíba cresceu muito nos últimos meses

Foto: Djalma Batista. Passeios no Delta do Parnaíba cresceu muito nos últimos meses

O setor de Turismo deverá gerar mais de 190 mil novas vagas de emprego até o final de 2022. É o que estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado nesta terça-feira (21.06).

De acordo com a entidade, o número será puxado pela manutenção do ritmo das atividades turísticas que o país vem tendo e as duas altas temporadas registradas nos últimos meses. Até o fim do ano, o setor deve fechar um saldo positivo de 258,1 mil postos de trabalho formal.

De acordo com o ministro do Turismo, Carlos Brito, os crescentes números do setor animam não só a geração de empregos, mas também a criação de novas empresas turísticas.

"Os bons números que temos apresentado animam o nosso setor a contratarem novas pessoas e ampliarem os investimentos em seus estabelecimentos. Com isso, estamos confiantes que o Turismo pode se tornar uma das principais molas propulsoras da nossa economia e que possamos superar os índices pré-pandemia", ressaltou o ministro.




NO PIAUÍ, o turismo está em plena expansão, impulsionando a geração de trabalho e renda em diversos setores, como de hospedagem, transporte e alimentação. Mas é na área de viagens ao Delta do Parnaíba que o turismo está bem aquecido nesta época do ano.

No último feriadão, por exemplo, já não tinha mais vagas nos barcos modelo catamarã que fazem os passeios nas ilhas e mangues.

Na área de vendas, as mulheres empreendedoras da Associação Amig, da cidade de Ilha Grande, estão comemorando o retorno dos turistas aos Delta. Elas ampliaram as vendas e começam a trabalhar com a perspectiva de que esta temporada será uma das melhores dos últimos anos.

Aguarde reportagem completa que vai tratar sobre as mulheres empreendedoras da Ilha Grande. E também sobre o crescimento da atividade turística. Fotos: Djalma Batista.



Ainda de acordo com o estudo, o número de empresas do setor criadas desde o último trimestre de 2020 chegou a 79,8 mil. O índice representa um avanço de 12,3% na quantidade de unidades ativas, segundo o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Entre as atividades com maiores registros, os bares e restaurantes se destacaram com 48,2 mil novas unidades, seguidos pelas empresas especializadas em aluguel de veículos, com 3,1 mil novas inscrições. Ao todo, o setor já registra 606,5 mil unidades empresariais ativas.

O faturamento do segmento de turismo, em abril, ficou apenas 3% abaixo do patamar verificado às vésperas da crise sanitária – já descontados os efeitos da inflação, o equivalente a R$ 1,04 bilhão, segundo a CNC, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa da entidade é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de geração de receitas do período pré-pandemia até o terceiro trimestre deste ano, devendo encerrar 2022 com alta de 2,8% em relação ao ano passado.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes