BANNER GOV.PI

Inscrições abertas para o Vestibular do IFPI; 2.465 vagas em cursos superiores

As vagas do Vestibular estão distribu√≠das em 17 campi da instituição. Uma das novidades deste ano √© a inclusão das disciplinas de Literatura, Geografia e Hist√≥ria do Piau√≠ no conte√ļdo program√°tico do processo seletivo.

Por Portal O Piauí em 19/09/2023 às 08:23:24

J√° estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 do Instituto Federal do Piau√≠ (IFPI). Nesta edição, são 2.465 vagas em cursos superiores nos munic√≠pios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parna√≠ba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piau√≠, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçu√≠ e Valença.

As vagas do Vestibular estão distribu√≠das em 17 campi da instituição. Uma das novidades deste ano é a inclusão das disciplinas de Literatura, Geografia e História do Piau√≠ no conte√ļdo program√°tico do processo seletivo.

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, de 18 de setembro a 22 de outubro. Vale ressaltar que, a partir desta edição, a conta gov.br ser√° obrigatória para a realização da inscrição. O interessado que não tem cadastro no gov.br dever√° primeiramente criar sua conta. Ela é gratuita e feita de forma simples e r√°pida.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 40 reais, poder√° ser feito até 23 de outubro, exclusivamente no aplicativo, nas ag√™ncias e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes banc√°rios.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que pertença a fam√≠lia inscrita no Cadastro √önico para Programas Sociais (Cad√önico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio sal√°rio m√≠nimo, poder√° pedir isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo "Isento" e indicação do N√ļmero de Identificação Social (NIS), atribu√≠do pelo Cad√önico, e documento de identificação RG.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou ind√≠genas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma an√°lise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

O candidato com inscrição confirmada que não enviar os documentos previstos dentro do per√≠odo estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida ser√° remanejado para concorrer às vagas de ampla concorr√™ncia.

Prova

No dia 26 de novembro, os candidatos irão fazer uma prova objetiva e uma redação. A objetiva contar√° com 70 questões de m√ļltipla escolha. J√° a prova de redação constar√° de produção de um texto, dissertativo-argumentativo, no g√™nero prosa. O resultado final ser√° divulgado a partir do dia 29 de dezembro.

Leia o edital.

Fonte: IFPI

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios