Educação de Teresina iniciará a implantação do projeto de seleção de resíduos orgânicos nas escolas

O secretário Nouga Cardoso destacou a importância das ações para o desenvolvimento sustentável da cidade, com o aproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de compostagem e até biogás

Por Portal O Piauí em 02/08/2023 às 15:03:15
Apoiamos ações importantes como aproveitamento do resíduo orgânico para produção de compostagem e o aproveitamento do resíduo orgânico para a produção do Biogás, disse o secretário Nouga Cardoso

Apoiamos ações importantes como aproveitamento do resíduo orgânico para produção de compostagem e o aproveitamento do resíduo orgânico para a produção do Biogás, disse o secretário Nouga Cardoso

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) realizou nesta quarta-feira (02) reunião de alinhamento para implantação do projeto de compostagem que visa a seleção de resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas das unidades de ensino da Rede Pública de Teresina.

O encontro aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jorge Amado, na zona Leste da capital, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, da equipe técnica da Semec, representantes do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana da Universidade Federal do Piauí (CESU/UFPI), representantes da empresa Ninho Verde Compostagem e diretores de escolas e CMEIs de Teresina.


A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, e o secretário Nouga Cardoso destacou a importância dessas ações para o desenvolvimento sustentável da cidade, com o aproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de compostagem e até biogás.

"A Semec está abraçando duas ações importantes, diretamente vinculadas ao desenvolvimento sustentável, que é o aproveitamento do resíduo orgânico para produção de compostagem, bem como o aproveitamento do resíduo orgânico para a produção do Biogás. Temos a certeza de que a partir dos dados apresentados, em um futuro bem próximo, às unidades de ensino estarão produzindo o gás que precisam para a produção dos alimentos, da merenda escolar", aposta o secretário Nouga.

De acordo com Michele Duarte, representante do Centro de Eficiência e Sustentabilidade Urbana (CESU), o objetivo é testar soluções inovadoras, transformando Teresina em uma cidade inteligente. O projeto terá início em 4 unidades de ensino: Escola Municipal Professor José Carlos, Escola Municipal
Delmira Coelho e Centros Municipais de Educação Infantil Anita Ferraz e Tia Anita Gayoso, a partir do dia 09 de agosto. Os professores, funcionários e merendeiras participarão de um treinamento de sensibilização sobre a importância do projeto e do engajamento de todos.

A coordenadora de Educação Ambiental da Semec, Ana Célia Aragão, acrescenta que esta será a primeira ação em parceria com o Cesu. "Iniciaremos com a compostagem em quatro unidades de ensino. Contudo, temos projetos para desenvolver no combate às queimadas e incêndios, trabalhando a educação ambiental nas escolas de Ensino Fundamental. São projetos e ações que visam transformar Teresina em uma cidade inteligente quando o assunto é sustentabilidade", ressalta Ana Célia.

O cronograma de atividades foi alinhado durante a reunião, com duração prevista de seis meses e apresentação de relatórios a cada dois meses. Ao final do projeto, será elaborado um relatório final que validará a ideia. Se os resultados forem positivos, a iniciativa será estendida para toda a Rede Municipal de Ensino.

Lígia Rocha, da coordenação da Ninho Verde, também esteve presente no evento e ressaltou a satisfação do projeto ser acolhido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da SEMEC. "É muito importante o envolvimento de todos e a parceria com a Educação nos garante mais um passo rumo a sustentabilidade", disse Lígia.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários