HGV em Teresina será o 1º hospital da rede estadual a oferecer tratamento oncológico no Piauí

O Hospital Universitário (HU) é uma referência em serviços de oncologia no Piauí, juntamente com o Hospital São Marcos e o Hospital Marques Bastos, em Parnaíba

Por Portal O Piauí em 03/06/2023 às 18:11:43

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está se preparando para implantar um novo serviço de assistência à população do Piauí. O Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai passar a oferecer tratamento oncológico com a habilitação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Equipes da Sesapi estiveram nesta sexta (2) na unidade de saúde fazendo uma inspeção. O serviço deve começar em dezembro.

Os novos serviços, que serão implantados até dezembro, fazem parte de ações do programa Saúde em Dia, lançado recentemente pelo governador Rafael Fonteles. Serão disponibilizados tratamentos e cirurgias para os cinco subtipos de doenças oncológicas mais prevalentes, que são câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pulmão, colorretal e cólon.

O Hospital Universitário (HU) é uma referência em serviços de oncologia no Piauí, juntamente com o Hospital São Marcos e o Hospital Marques Bastos, em Parnaíba, ambas entidades filantrópicas. Com a implantação da Unacon, o Hospital Getúlio Vargas será o primeiro serviço de oncologia oferecido diretamente por uma unidade de saúde da rede estadual.

"Essa iniciativa mostra o compromisso do Governo e das instituições de saúde em melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços oncológicos no estado, visando beneficiar a população piauiense. É um passo importante na luta contra o câncer e na promoção da saúde no estado", destaca o médico Dirceu Campelo, superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi.

Segundo Brenno Andrade, diretor técnico do HGV, o hospital está em processo de adequação e ampliação dos serviços oferecidos para a implantação desse novo serviço.

"O Hospital Getúlio Vargas efetua serviços na média e alta complexidade na Rede de Assistência à Saúde no Estado do Piauí e está ampliando os serviços oferecidos pela unidade, e nessa ampliação o HGV foi contemplado com inúmeras medidas orientadas pelo governador Rafael Fonteles, o secretário de Saúde Antonio Luiz e o superintendente Dirceu Campelo. Estamos em processo de adequação para a implantação do serviço de Unacon para o tratamento oncológico que vai constituir o tratamento dos cinco principais tipos de câncer desde o tratamento clínico, a quimioterapia e o serviço de cirurgia oncológica", explica.

A diretora geral do HGV, Nirvânia Carvalho, destaca que a implantação e estruturação desse novo serviço vai oferecer uma melhor assistência aos pacientes oncológicos do estado do Piauí.

"Estamos com um novo serviço em fase de implantação no HGV juntamente com a Sesapi, adequando a instituição para habilitar o serviço de oncologia juntamente com a Unacon, focando na oncologia cirúrgica e na oncologia clínica, então, já estamos em processo de estruturação desse novo serviço para prestar uma maior assistência aos pacientes oncológicos do estado do Piauí e mais uma vez mostrar a qualidade de um serviço de saúde em prol dos piauienses", finalizou a diretora.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários