Piauí encaminha ao Pará amostras de soro de bovinos para estudo sobre aftosa

Foram enviadas 283 amostras de 41 propriedades do estado.

Por Portal O Piauí em 24/04/2024 às 08:46:38
Foto: Divulgação / MAPA

Foto: Divulgação / MAPA

A Secretaria de Assist√™ncia Técnica e Defesa Agropecu√°ria (Sada) através da Ag√™ncia de Defesa Agropecu√°ria do Piauí (Adapi), encaminhou nesta terça-feira (23), ao Laboratório Federal de Defesa Agropecu√°ria de Belém do Par√° – LFDA/PA, o primeiro lote de amostras de soro para o estudo soroepidemiológico da febre aftosa. Foram enviadas 283 amostras provenientes de 41 propriedades do estado.

O estudo soroepidemiológico tem como objetivo detectar a transmissão do vírus da febre aftosa em populações de bovinos nos estados abrangidos pela √°rea epidemiológica em an√°lise. O Piauí compõe a √°rea 3 do estudo, juntamente com os estados do Amap√°, Amazonas, Maranhão, Par√° e Roraima.

"Esta ação é parte do Plano Estratégico 2017-2026 (PE-PNEFA), cujo objetivo principal é criar e manter condições sustent√°veis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação", explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi. Segundo ele, a ag√™ncia est√° realizando a sorologia para febre aftosa em 85 propriedades rurais do estado, distribuídas em mais de 60 municípios.

A ação foi iniciada no final do m√™s de março, com prazo para a finalização das coletas e remessa ao laboratório de destino até o final de abril.

Sada busca reconhecimento internacional para o Piauí

A sorologia é uma das etapas mais importantes para que o estado seja reconhecido internacionalmente como zona livre da doença sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

Os resultados favor√°veis da sorologia, associados à avaliação dos outros componentes da vigilância da febre aftosa permitirão demonstrar a aus√™ncia da doença nas populações amostradas. Esses avanços contribuem para a ampliação do acesso das carnes brasileiras aos mercados internacionais e crescimento da produção pecu√°ria nacional.

Última campanha de vacinação contra Aftosa

O Piauí est√° realizando a última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa durante o m√™s de abril. A meta é imunizar cerca de dois milhões de bovinos e bubalinos até o dia 30 de abril e o produtor tem até o dia 15 de maio para certificar a vacinação junto à Adapi.

O prazo para a vacinação é improrrog√°vel, j√° que a portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecu√°ria, que reconhece o estado como zona livre da doença sem vacinação, começa a vigorar a partir do dia 1¬į de maio.

Fonte: Agência CCom

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios

Mulheres Acompanhantes