Projeto educacional deve ser ampliado para toda a Rede Municipal de Educação de Teresina

Um dos pontos fortes do projeto apresentado é o envolvimento dos pais e de toda a comunidade escolar.

Por Portal O Piauí em 06/03/2023 às 22:31:08
O secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, participou do evento que envolve os alunos, professores e país de alunos

O secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, participou do evento que envolve os alunos, professores e país de alunos

Na manhã desta segunda-feira (06), foi realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores o evento "Café da Manhã com Inspiração", organizado pela Plan Internacional Brasil, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Essa é uma organização humanitária, de desenvolvimento não governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas.

A solenidade contou com a presença do secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, e técnicos da Secretaria, além de autoridades de diversos setores sociais de Teresina. Na oportunidade, foram apresentadas as parcerias como a da Plan com a Semec, com destaque para o Projeto Cambalhotas.

O Cambalhotas trabalha com crianças dos 3 aos 11 anos e suas famílias, para estimular ações sobre autoproteção. A iniciativa educacional tem como objetivo o fortalecimento das práticas pedagógicas dos professores, levando para o debate temáticas que visem a autoproteção das crianças, assim elas podem identificar casos de violência e exploração sexual.

"Essa parceria já vem sendo desenvolvida há bastante tempo, onde a Plan faz intervenções na nossa Rede Municipal de Ensino com o Projeto Cambalhota, em seis Centro Municipais de Ensino Infantil da zona rural. Nesse evento de hoje alinhamos para que a ação chegue em todas as unidades de ensino", anunciou Reinaldo Ximenes.

A diretora do CMEI Tia Sabina, Jaqueline Olanda, conta que as atividades do projeto começaram em 2021. "Temos participado de cada trabalho desenvolvido e visto os benefícios com a forma didática que tanto encanta as crianças", disse a gestora.

Aline Xavier, coordenadora da Plan Internacional Teresina, explica que o Café com Inspiração teve como objetivo receber o comitê gestor da Plan para conhecer e visitar os projetos desenvolvidos em Teresina. "Teresina tem sido uma grande parceira", destacou.

O Projeto Cambalhotas se utiliza de uma metodologia própria, com o desenvolvimento de temáticas de autoproteção e violência sexual. A Plan trabalha com os professores a formação da metodologia para ser reaplicada em sala de aula e todas as crianças recebem um caderno de atividades para desenvolverem semanalmente. Um dos pontos fortes é o envolvimento dos pais e de toda a comunidade escolar.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários