Universidade Federal do Piau√≠ ter√° a primeira mulher de sua história como reitora a partir da eleição deste m√™s

Para a professora Fl√°via Lorenne, a eleição da primeira reitora na história da UFPI √© uma conquista que certamente ser√° de grande significado para as mulheres, que a cada dia buscam ocupar novos espaços dentro das administrações p√ļblicas.

Por Portal O Piauí em 04/04/2024 às 10:05:40
A professora da UFPI, Flávia Lorenne, e o professor Viriato Campelo, encabeçam a Chapa 3 na disputa pela reitora da Universidade Federal do Piauí no pleito que será realizado no fim deste mês. (Foto:

A professora da UFPI, Flávia Lorenne, e o professor Viriato Campelo, encabeçam a Chapa 3 na disputa pela reitora da Universidade Federal do Piauí no pleito que será realizado no fim deste mês. (Foto:

O processo eleitoral para a reitoria e vice-reitoria da Universidade Federal do Piau√≠ (UFPI), referente ao quadri√™nio 2024-2028, est√° marcado para o final deste m√™s. E a chapa 03 "Juntos pela UFPI: rumo a novos tempos" se apresenta para a comunidade universit√°ria e entra nessa disputa, tendo como candidatos Fl√°via Lorenne para o cargo de Reitora e Viriato Campelo para o de Vice-Reitor. H√° ainda mais duas candidatas a reitoras da instituição.

Fl√°via Lorenne é administradora formada pela UFPI, docente e pesquisadora nas √°reas de Gestão P√ļblica e Gestão Universit√°ria. Além de superintendente de Recursos Humanos, se mostrando em sua caminhada uma defensora da instituição a qual concorre agora ao cargo de reitora. Para ela, a eleição da primeira reitora na história da UFPI é uma conquista que certamente ser√° de grande significado para as mulheres, que a cada dia buscam ocupar novos espaços dentro das administrações p√ļblicas.

"Juntos, eu e o professor Viriato, estamos nessa caminhada porque acreditamos, lutamos e defendemos nossa universidade. Diante de todo contexto de enfrentamento de dificuldades das nossas universidades p√ļblicas brasileiras, a nossa gestão tem uma grande missão que é planejar a nossa universidade em prol do desenvolvimento de pol√≠ticas e projetos voltados ao acesso e a perman√™ncia de nossos alunos nos espaços universit√°rios, voltados para a inclusão, para o respeito à diversidade, para a sustentabilidade, de responsabilidade social, para a equidade de direito e de g√™nero", afirma Fl√°via Lorenne.

Seu compromisso vai muito além. Fl√°via defende uma universidade em que todos tenham voz e direito, tornando a educação ainda mais igualit√°ria. "Nós vamos assegurar todos os espaços de representação social, inclusive dos nossos discentes, porque acreditamos em uma gestão participativa e constru√≠da pela comunidade, pelo nosso coletivo. Além disso, vamos estimular a inovação no ensino, na pesquisa, na extensão, na pós-graduação, na gestão mediante projetos financiados e captação de recursos externos. E muito mais, vamos proporcionar aos nossos servidores um ambiente saud√°vel e de qualidade para se trabalhar muito bem".

Como candidato a vice-reitor, o médico Viriato Campelo vem somar nessa busca pela mudança na UFPI, tornando essa eleição uma busca por uma universidade melhor e mais presente na comunidade estudantil e na sociedade. Médico especialista em Medicina Tropical, é docente e pesquisador em Sa√ļde P√ļblica, tutor principal do programa Mais Médicos e escritor, sendo um entusiasta do Piau√≠ e defensor da UFPI.

Os dois colocam seus nomes à disposição para tornar esse pleito uma oportunidade de mostrar propostas e buscar uma nova etapa na universidade, com uma gestão formada pelo compromisso com uma melhor instituição para todos que fazem a UFPI.
Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios