Universidade Federal do Piauí terá a primeira mulher de sua história como reitora a partir da eleição deste mês

Para a professora Flávia Lorenne, a eleição da primeira reitora na história da UFPI é uma conquista que certamente será de grande significado para as mulheres, que a cada dia buscam ocupar novos espaços dentro das administrações públicas.

Por Portal O Piauí em 04/04/2024 às 10:05:40
A professora da UFPI, Flávia Lorenne, e o professor Viriato Campelo, encabeçam a Chapa 3 na disputa pela reitora da Universidade Federal do Piauí no pleito que será realizado no fim deste mês. (Foto:

A professora da UFPI, Flávia Lorenne, e o professor Viriato Campelo, encabeçam a Chapa 3 na disputa pela reitora da Universidade Federal do Piauí no pleito que será realizado no fim deste mês. (Foto:

O processo eleitoral para a reitoria e vice-reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), referente ao quadriênio 2024-2028, está marcado para o final deste mês. E a chapa 03 "Juntos pela UFPI: rumo a novos tempos" se apresenta para a comunidade universitária e entra nessa disputa, tendo como candidatos Flávia Lorenne para o cargo de Reitora e Viriato Campelo para o de Vice-Reitor. Há ainda mais duas candidatas a reitoras da instituição.

Flávia Lorenne é administradora formada pela UFPI, docente e pesquisadora nas áreas de Gestão Pública e Gestão Universitária. Além de superintendente de Recursos Humanos, se mostrando em sua caminhada uma defensora da instituição a qual concorre agora ao cargo de reitora. Para ela, a eleição da primeira reitora na história da UFPI é uma conquista que certamente será de grande significado para as mulheres, que a cada dia buscam ocupar novos espaços dentro das administrações públicas.

"Juntos, eu e o professor Viriato, estamos nessa caminhada porque acreditamos, lutamos e defendemos nossa universidade. Diante de todo contexto de enfrentamento de dificuldades das nossas universidades públicas brasileiras, a nossa gestão tem uma grande missão que é planejar a nossa universidade em prol do desenvolvimento de políticas e projetos voltados ao acesso e a permanência de nossos alunos nos espaços universitários, voltados para a inclusão, para o respeito à diversidade, para a sustentabilidade, de responsabilidade social, para a equidade de direito e de gênero", afirma Flávia Lorenne.

Seu compromisso vai muito além. Flávia defende uma universidade em que todos tenham voz e direito, tornando a educação ainda mais igualitária. "Nós vamos assegurar todos os espaços de representação social, inclusive dos nossos discentes, porque acreditamos em uma gestão participativa e construída pela comunidade, pelo nosso coletivo. Além disso, vamos estimular a inovação no ensino, na pesquisa, na extensão, na pós-graduação, na gestão mediante projetos financiados e captação de recursos externos. E muito mais, vamos proporcionar aos nossos servidores um ambiente saudável e de qualidade para se trabalhar muito bem".

Como candidato a vice-reitor, o médico Viriato Campelo vem somar nessa busca pela mudança na UFPI, tornando essa eleição uma busca por uma universidade melhor e mais presente na comunidade estudantil e na sociedade. Médico especialista em Medicina Tropical, é docente e pesquisador em Saúde Pública, tutor principal do programa Mais Médicos e escritor, sendo um entusiasta do Piauí e defensor da UFPI.

Os dois colocam seus nomes à disposição para tornar esse pleito uma oportunidade de mostrar propostas e buscar uma nova etapa na universidade, com uma gestão formada pelo compromisso com uma melhor instituição para todos que fazem a UFPI.
Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários