Deputados do Piauí destacam importância de eventos em alusão à Independência do Brasil

No Piauí, a adesão às lutas pela independência do Brasil ocorrem nos meses de Janeiro e Março por serem os meses com registros históricos após o Grito do Ipiranga

Por Portal O Piauí em 25/01/2023 às 08:45:41
Deputados estaduais do Piauí participam de eventos comemorativos dos 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil

Deputados estaduais do Piauí participam de eventos comemorativos dos 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil

Os deputados estaduais do Piauí que participam, nesta terça-feira (24), em Oeiras, da celebração alusiva à adesão do Piauí à Independência do Brasil, dizem que as comemorações, que foram iniciadas na última segunda-feira (23), mostram a importância do estado na luta contra os portugueses pela libertação do Brasil, assinalando que contribuem, também, para melhorar a autoestima dos piauienses.

O líder do Governo e deputado federal eleito, deputado Francisco Costa (PT), afirmou que ficou feliz em participar das comemorações ao lado do governador Rafael Fonteles e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT). Ele destacou a participação dos piauienses na luta pela independência do Brasil, frisando que Oeiras é um berço cultural e turístico que tem espelhado na fé a origem e a imagem do seu povo.

O deputado Fábio Novo (PT) disse que foi uma honra comemorar a adesão do Piauí à Independência do Brasil em Oeiras. O parlamentar visitou o Sobrado Major Selemérico, o primeiro palácio do Governo, e que foi recuperado quando Fábio era Secretário de Cultura. No prédio está a mesa onde o Visconde da Parnaíba assinou atos importantes, dentre eles, o decreto de adesão do Piauí à Independência do Brasil.


"O sobrado hoje guarda muito da nossa história e da nossa memória. Temos uma sala com telas pintadas pela artista Dora Parentes que mostra retratos dos governadores do período provincial. Então é um momento muito importante aqui na nossa primeira capital, ressaltando a importância do Piauí não só para a independência do Brasil, mas no contexto para que possamos ter um território brasileiro cristalizado por total. Então foi a insurgência de Oeiras, de Parnaíba, de Piracuruca e a insurgência que resultou na Batalha do Jenipapo em Campo Maior que consolidou o território nacional. Essa é uma data muito importante e solenidades como essa encorajam mais e mais pessoas a fazerem mais pelo Piauí", afirmou o parlamentar.

DESENVOLVIMENTO - O deputado Hélio Isaías (PT) declarou que Oeiras fez parte da luta da independência do Brasil, bem como outras cidades, dentre elas, Campo Maior, Piracuruca, Parnaíba e Teresina.

"Este momento sempre foi lembrado pelo ex-governador e ministro Wellington Dias e agora pelo governador Rafael Fonteles, que faz inaugurações e participa de vários eventos em Oeiras, como culto evangélico, missa e homenagens a várias pessoas e lideranças que colaboraram para o desenvolvimento do Piauí e prestaram serviços a Oeiras. Então, como oeirense, estamos orgulhosos de participar e fazer parte desta história", acrescentou Hélio Isaías.

O deputado estadual eleito Gil Carlos (PT), que assumirá o mandato no próximo dia primeiro de fevereiro, disse que "o Piauí teve participação efetiva na independência do Brasil e foi no solo piauiense que houve a única batalha em que, de fato, brasileiros bravos, piauienses, levantaram suas armas para enfrentar a coroa portuguesa".

Gil Carlos ressaltou que as comemorações têm "um simbolismo enorme e mostra de fato a identidade do povo piauiense. Essas celebrações servem para resgatar a autoestima do piauiense e projetar o nosso futuro. Estou muito otimista com o governo que se inicia no nosso estado, aliado ao presidente Lula e ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias".

O deputado B. Sá (Progressistas) disse que estava feliz em participar das comemorações. "Nós estamos recebendo em Oeiras o governador Rafael Fonteles, o que eleva a grandeza deste momento ímpar. O governador, mais uma vez, renova seu compromisso com a cidade e com o Piauí".


NOVO CONCURSO PÚBLICO NA ALEPI

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), afirmou que está analisando a possibilidade de realização de um concurso público para provimento de cargos na Casa. O último concurso promovido pela Assembleia teve edital lançado em 2019 e as provas realizadas em 2020.

Segundo Franzé Silva, a realização de um novo certame é necessária para que haja uma reestruturação na Assembleia. "A casa precisa ser reestruturada na parte de pessoal. Há uma situação em que temos uma quantidade muito grande de comissionados e, por isso, temos que realinhar", explicou durante visita ao município de Oeiras.

CELEBRAÇÃO - Nesta semana, o presidente cumpre agenda na cidade de Oeiras para participar da programação de eventos comemorativos do 200° aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Sobre a homenagem, o presidente destacou a importância do Estado no processo de independência do país. "É importante trazer fatos históricos para que a história do Piauí não seja esquecida dentro do bicentenário da Independência", finalizou.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários