Francisco Helder, da pousada Recanto dos Poetas, é assassinado e polícia aponta para possível ação de facção criminosa

Helder, que foi brutalmente assassinado na frente de turistas, deixa a esposa Cilinete e um filho especial

Por Portal O Piauí em 14/11/2022 às 09:23:50
Francisco Helder era exemplo em gestão de pousada voltada para turistas de vários países

Francisco Helder era exemplo em gestão de pousada voltada para turistas de vários países

Um crime horrível de execução manchou, neste sábado, 12, a imagem da praia de Macapá, no município de Luís Correia (PI). Vilarejo tranquilo, mas que vinha passando por momentos tensos em função da disputa pela posse de terras de domínio da União por grileiros.

A vítima da execução foi Francisco Helder, um pacato cidadão que gerenciava a bela pousada Recanto dos Poetas, que fica a 200 metros da praia de Macapá, e que no momento do crime abrigava turistas de alguns Estados do Brasil e de vários países da Europa. Ele defendia a positividade e a poesia como cartões-postais da pousada, embora o local já tenha o aspecto de pura poesia pela beleza e harmonia, que não se sabe como ficará depois desta tragédia de grande repercussão.

E já há informações recentes, das 14h40 deste domingo, 13, dando conta que uma linha de investigação aponta para facções criminosas que atuam na área de Macapá e que estariam incomodadas com a luta da vítima por uma maior presença da polícia neste locais.

Helder estava preparando uma caipirinha para um cliente, quando o atirador encapuzado e usando luvas pretas subiu calmamente pela escadinha que dá acesso ao bar que fica dentro um barco e efetuou três tiros. Em seguida, o assassino desceu com a mesma calma, enquanto os clientes olhavam sem entender direito o que tinha ocorrido. A ação foi filmada pelo circuito interno de segurança da pousada e já se encontra com a polícia que faz buscas na região desde o memento da ocorrência, às 20h30.

Para executar Helder, o atirador entrou por trás da pousada, saltou a cerca e subiu por esta escada à direita que dá acesso ao bar ornamental que fica dentre de um barco. O crime chocou os turistas que estavam hospedados no local e toda as pessoas do Macapá, no litoral do Piauí.


Segundo amigos de Helder, ele vinha recebendo ameaças por ter denunciado crime de grilagem de terras na região. Outro indício que apontam para crime de execução foi o assassinato, em março do ano passado, da cachorrinha mascote da Pousada Recanto dos Poetas, chamada Maria, provocando comoção e revolta. Até hoje não se sabe quem cometeu a atrocidade.

"Helder foi executado por um homem encapuzado que disparou três tiros nele, quando preparava uma caipirinha para um cliente, dentro do barco ornamental da pousada, que serve de bar, restaurante e dormitório. O assassino chegou por trás, saltou a cerca, efetuou os três disparos, retornou por onde havia entrado e fugiu", disse um amigo da vítima.

O barco onde funciona o bar da Pousada Recanto dos Poetas, uma das atrações do local que é hoje um dos mais requisitados por turistas estrangeiros e também pelos moradores do Piauí.


O crime abalou o vilarejo do litoral do Piauí. Várias viaturas da Polícia Militar estiveram no local. Helder era um inconformado com a falta de segurança na região e o domínio das facções criminosas por meio de suas redes sociais.

Neste final de semana, a Pousada Recanto dos Poetas estava recebendo um grupo de turistas europeus. Na sexta-feira (11), os estrangeiros e outros clientes estavam jantando e ficaram até tarde em conversa com Helder. Muito comunicativo e atencioso. Tratava todos muito bem. Estava sempre de bom humor.

Francisco Alves Helder era parnaibano. Veio conhecer o pai biológico, o senhor Raimundo, que mora ao lado do Bar e Restaurante Zé Galinha, no Povoado Bom Gosto, em Tutoia, MA, no dia 9 de agosto de 2021, aos 42 anos de idade.

O jornalista Kenard Kruel, muito amigo de Helder, ainda abalado com esta tragédia que gera muita preocupação e comoção na região do litoral do Piauí. Kruel estava sempre na pousada Recanto dos Poetas, onde praticamente escreveu vários livros.


Na época ele postou nas redes sociais o seguinte: "Com 42 anos de idade, eu conheci o meu pai biológico, residente no Povoado Bom Gosto, em Tutoia MA, enquanto eu sou vigia da Pousada Recanto dos Poetas, aqui, na Praia do Macapá, em Luiz Correia PI, à sua disposição. Hoje eu sou um homem realizado por saber que tenho um pai".

Acrescentou que "agradeço a Deus todos os dias por me dar tanta felicidade. Saber que tenho um pai maravilhoso e bom, é um presente de Deus na minha vida. Muito obrigado, meu Deus", escreveu Helder.

Noutra visita que fez ao senhor Raimundo, o levou para conhecer, e ele também, a Pousada Kruel, no Bairro São José, quando me deu várias dicas de como gerenciar uma pousada. Visitar o pai e a Pousada Kruel passou a ser rotina na vida dele, para alegria do jornalista Kernard Kruel. Helder era Positividade Sempre. Helder deixa a esposa Cilinete e um filho especial.

A frase na proa do barco monstra, logo na entrada, o espírito que reina na Pousada Recanto dos Poetas. Um espírito de paz que a população espera que seja restabelecido com a solução do crime e prisão de todos responsáveis.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes