Será lançado neste sábado em Teresina o livro biográfico "João, uma assinatura de cultura e lugares de memória"

A obra que leva a assinatura de Marleide Lins faz resgate sobre serviços prestados por João Vasconcelos à cultura do Piauí

Por Portal O Piauí em 05/11/2022 às 04:26:41
João Vasconcelos, atual diretor do Theatro 4 de Setembro, vem se destacando no Piauí por movimentar a cena cultura piauiense

João Vasconcelos, atual diretor do Theatro 4 de Setembro, vem se destacando no Piauí por movimentar a cena cultura piauiense

A Avant Garde Edições vai lançar na Galeria do Clube dos Diários, neste sábado, 5 de novembro, "Dia da Cultura", às 20h, o livro biográfico "João, uma assinatura de cultura e lugares de memória", assinado por Marleide Lins e outros.

A obra compila memórias e as salvaguardas ao editar o livro "João, uma assinatura de cultura e lugares de memória", um ensaio biográfico sobre a trajetória de João Vasconcelos e a sua presença fundamental na produção e fruição cultural em Teresina, durante três décadas.

Para Marleide Lins, João Vasconcelos é uma pessoa aguerrida e obstinada que representa um bem simbólico desta cidade que o recebera e lhe concedera o título de Cidadão Teresinense. Em seu percurso, desde a juventude, o biografado tem revitalizado o centro histórico da cidade, por meio do desenvolvimento de ações plenas de sentidos e significados, todas relacionadas à cultura, em suas diversas linguagens de arte e manifestações.

Marleide Lins fez o ensaio biográfico que trata sobre a vida e obra do João Vasconcelos, destacando o trabalho dele como produtor cultural independente e gestor público na área da cultura.

Segundo Marleide, escrever sobre João Vasconcelos é, também, fazer uma imersão sobre o fazer cultural de Teresina. É registrar não apenas a existência de uma pessoa, mas as transformações de uma comunidade, em uma determinada época. É fazer um levantamento de vários grupos e artistas que passaram por seu olhar e seus espaços culturais.

"Certamente, a existência do nosso biografado aqui não se esgota, pois que vivo e ainda muito vivo, tampouco o rico manancial das suas realizações, seja como produtor independente ou como gestor público, o que, portanto, não caberia nestas linhas. Mostram-se apenas alguns traços de homem inquieto que, ao longo desses anos, marcou o seu nome na história da cidade – João Vasconcelos, uma marca de cultura", disse Marleide.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários