PPP Piauí Conectado recebe prêmio internacional por sua rede digital de 11 mil quilômetros de fibra óptica

Há o reconhecimento das soluções tecnológicas já implementadas e que estão conectando todo o Piauí

Por Portal O Piauí em 30/09/2022 às 14:19:11
Executivo da PPP Piauí Conectado, Edson Silva, mostra troféu da premiação internacional

Executivo da PPP Piauí Conectado, Edson Silva, mostra troféu da premiação internacional

O trabalho pioneiro e inovador do Projeto Piauí Conectado foi destaque no Furukawa Summit 2022, encontro internacional que nesta semana reuniu em Atibaia (SP), clientes e parceiros da gigante tecnológica Furukawa. Ao todo, mais de 800 pessoas de 20 países participaram do evento.

Apresentado como case de sucesso, o projeto recebeu o prestigiado prêmio Furukawa Electric Awards, na categoria Utility/Smart City em reconhecimento às soluções tecnológicas já implementadas e que estão conectando todo o Piauí através de uma rede digital com mais de 11 mil km de fibra óptica.

A seleção dos vencedores obedeceu a critérios técnicos de engenharia e ao conceito de inovação definido como base para o prêmio, levando ainda em consideração a modificação de antigos costumes ou formas de fazer, e a aplicação de novos conceitos e produtos utilizando tecnologia Furukawa.

Durante o evento, Edson Silva, presidente da Globaltask, empresa controladora da SPE Piauí Conectado, concessionária responsável pelo projeto, apresentou os avanços tecnológicos e os impactos positivos causados a partir da sua execução.

Emerson, executivo da Piauí Conectado, recebeu a premiação em São Paulo.

O executivo Edson Silva, que recebeu o prêmio concedido à PPP Piauí Conectado em São Paulo, vem abraçando no Estado os projetos sociais e expandido a rede digital que já atinge 11 mil quilômetros de fibra óptica, o que torna o Piauí o Estado mais conectado do país e com internet de alta velocidade. Na foto, ele fala sobre a importância do Projeto Mimbó Conectado que leva internet de qualidade a estudantes e moradores do Quilombo Mimbó, no município de Amarante.


"Estamos extremamente orgulhosos com os resultados alcançados pelo Projeto Piauí Conectado em áreas como a saúde, educação e segurança, e que têm contribuído para o desenvolvimento tecnológico do Estado. Neste sentido, gostaria de destacar e agradecer a parceria com a Furukawa, essencial para o sucesso desse trabalho", enfatizou o empresário.

O Projeto Piauí Conectado é fruto de uma parceria público-privada que já chegou a 90% dos municípios piauienses. Até dezembro deste ano, 100% do Estado estará conectado por meio de fibra óptica, fazendo do Piauí um dos estados mais preparados para as próximas e inovadoras tecnologias.




Piauí Conectado é destaque no maior evento de provedores do Nordeste


A moderna estrutura tecnológica construída pela Piauí Conectado chamou atenção no Inovatic Nordeste 2022, realizado em Recife (PE). O evento reuniu provedores de todo o Nordeste, formuladores de políticas públicas, fornecedores de tecnologias e os mais importantes players de banda larga e de serviços digitais.

Apresentado como um case de sucesso, o Projeto Piauí Conectado vem implantando uma "rodovia" digital com mais de 11 mil km de fibra óptica, interligando Norte ao Sul do Estado, levando internet de qualidade para conectar serviços públicos e pessoas, da capital e das mais distantes localidades, deixando o Piauí pronto para as novas tecnologias.

"Este projeto leva internet e desenvolvimento tecnológico para todo o Estado, melhorando os serviços oferecidos aos cidadãos em áreas essenciais como educação, saúde, segurança e comunicação. Além disso, disponibiliza conexão gratuita em espaços públicos por meio da rede Piauí Conecte – Wi-Fi Livre, democratizando o acesso à internet", destaca Edson Silva, presidente da Globaltask, empresa controladora da concessionária responsável pelo projeto.

A previsão é que até dezembro deste ano, todo o Piauí esteja conectado por meio do projeto, que já está presente em 90% dos municípios piauienses, impactando à qualidade de vida de milhares de pessoas, à medida em que melhora e amplia o acesso aos serviços públicos, fomenta o desenvolvimento e promove a inclusão digital.

Uespi inicia curso de Redes Ópticas Passivas em parceria com a Piauí Conectado

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI), deu início ao curso de Redes Ópticas Passivas, com o apoio da Piauí Conectado.

Durante a aula inaugural on-line, o reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, agradeceu a Piauí Conectado pelo apoio na formação profissional dos acadêmicos. "O Piauí hoje já tem mais de 8 mil km de fibra óptica interligando todo o estado. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho desta PPP. Agora precisamos qualificar os nossos estudantes para atuar no segmento de telecomunicações. Agradecemos a Piauí Conectado, que deu as mãos para esse projeto, possibilitando a oferta de uma formação específica para atender este setor essencial", afirmou.

Composto por cinco módulos e com carga horária de 60 horas, o curso de Redes Ópticas Passivas é ministrado pelo professor Antônio Cebalho, diretor de Projetos e Tecnologia da Globaltask.

"O convênio com a UESPI prevê a realização de 10 cursos de extensão para graduandos, ex-alunos e colaboradores do Grupo Hpar. Nós já tivemos o curso Gestão de Projetos, o curso de Princípios de Comunicação e agora iniciamos o curso de Redes Ópticas Passivas. Este treinamento é de suma importância porque capacita o participante a entender desde o processo de fabricação de uma fibra óptica, os diferentes tipos e suas aplicações, até a execução de um projeto de rede óptica passiva", pontua.

O coordenador do NUFPERPI, Prof. Juan Aguiar, explica que este é o terceiro curso do Programa de Extensão: Formação em Tecnologias e Sistemas de Telecomunicações, que engloba a aplicação de 10 cursos. "O curso é uma necessidade aqui no nosso Estado e por isso a sua importância para a qualificação profissional para quem já trabalha na área de telecomunicações e para quem deseja entrar no ramo", relatou.

Por meio da PPP Piauí Conectado, a Universidade Estadual do Piauí tem núcleo de tecnologia que está revolucionando o ensino na área de telecomunicações na instituição.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes