Estudantes de 10 municípios participam da 1ª Revisão do Pré-Enem na Estrada em Paulistana

O Piauí é destaque nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 com percentual de 13,8% a mais do que 2021, superando inclusive a média nacional, que foi de 9,2%

Por Portal O Piauí em 20/08/2022 às 14:43:37
O segundo semestre de 2022 chegou e com isso os estudantes, especialmente os que estão na 3ª série do ensino Médio, intensificam sua preparação para realizar a prova mais importante do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aaron Nery Alves Pereira, aluno da 3ª série do Ensino Médio do CETI Luciene Santana, em Paulistana, conta que iniciou o Ensino Médio em 2020, primeiro ano da pandemia, e que não foi fácil de se adaptar às aulas remotas.

"Entrei no Ensino Médio no ano que a pandemia começou. Em 2020, só tive um mês de aula presencial e, em 2021, no segundo semestre, tivemos aula no modelo hibrido. Mesmo recebendo o chip para assistir as aulas on-line e tendo todo apoio dos professores, foi difícil estudar em casa, porque aluno combina é com sala de aula", contou.

O estudante acredita que, após dois anos de aulas remotas, para ter uma boa pontuação no Enem é preciso dedicação e disciplina. E para se destacar, Aaron, além das aulas regulares, se prepara para a prova acompanhando as ações do Pré-Enem Seduc, que neste sábado (20) promoveu uma grande revisão presencial para os estudantes das Escolas da 17ª Gerência Regional da Educação.

"Fico muito feliz de poder participar dessa revisão que traz grandes professores e muitas dicas para nós que estamos nos preparando para o Enem", comentou.



Quem também fez questão de assistir a primeira revisão do "Pré-Enem na Estrada" foi o estudante Vinicius Alencar, aluno do 1° ano do Ensino Médio, da Unidade Escolar Cirila Maria de Jesus, em São Francisco do Piauí. Apesar de ainda estar no primeiro ano do ensino Médio, Vinícius tem o sonho de cursar medicina e sabe que é preciso intensificar os estudos a partir de agora. "Medicina é um curso muito concorrido e por isso estou estudando como se fosse fazer a prova do Enem esse ano", explicou.

Na revisão de Paulistana estiveram presentes estudantes de 16 escolas, dos dez municípios que fazem parte da 17ª GRE. "As revisões do Enem, além de trazer mais conhecimento, trazem uma mensagem de estímulo e autoconfiança para os nosso estudantes. Após dois anos de pandemia os estudantes da rede pública precisam de ações como essa", destacou Paula Campos, gerente da 17ª GRE.

Presente na revisão, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, falou dos resultados positivos que o Pré-Enem vem apresentando ao longo dos anos. "Somos o Estado com maior taxa de presença no Enem. Comemoramos aprovação de estudantes da rede pública em todas áreas e em várias universidades públicas e privadas do Piauí e fora dele. Enquanto secretaria não medimos esforços para que nossos estudantes tenham uma excelente preparação para o Enem e que o Piauí continue sendo destaque nacional", afirmou.



Pre-Enem para professores

Além das lives, revisões presenciais em Teresina e nas 21 Gerências Regionais, salas on-line e outras atividades que fazem parte das mais de 20 ações que compõem o programa, o Pré-Enem, em 2022, trouxe como novidades o "Enem Nota 1000" uma oficina voltada para os professores.

"Paralelamente à revisão, que tem como foco os estudantes, estamos realizando oficinas com os professores de redação, linguagens e outras áreas para que cada vez mais eles possam apoiar os alunos que estão se preparando para a prova do Enem", detalha Ellen Gera.

Ellen Gera explica que as oficinas para os professores tiveram início em 2021 e aconteciam apenas para os professores de redação, mas que esse ano irá envolver professores de outras áreas. "Queremos estudantes com redação nota 1000, mas queremos também estudantes com uma boa pontuação em Linguagens, Humanas e Exatas. E o objetivo dessa oficina é apoiar os professores que estão diariamente em contato com os estudantes", frisou.

Enem 2022

O Piauí é destaque nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 com percentual de 13,8% a mais do que 2021, superando inclusive a média nacional, que foi de 9,2%.

Em 2021, o Piauí teve cerca de 73.151 inscrições e neste ano esse número saltou para 83.308. Desse número total, 82.362 irão realizar as provas impressas tradicionais e 946 optaram pela versão digital do exame, que vem sendo implantada desde 2020. Em 2022, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, em 32 municípios piauienses.
Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes