Festival CajuĂ­na Pop reĂșne multidão e importantes nomes da mĂșsica na ponte Estaiada, em Teresina

O evento musical Ă© um presente para Teresina que completa 170 anos neste dia 16 de agosto

Por Portal O Piauí em 15/08/2022 às 15:50:40
Uma multidão prestigiou as duas noites do Festival Cajuína Pop em Teresina

Uma multidão prestigiou as duas noites do Festival Cajuína Pop em Teresina

O Festival CajuĂ­na Pop, realizado neste final de semana na Ponte Estaiada, em Teresina, atraiu muitas pessoas que puderam acompanhar de perto o trabalho de bandas que se destacam no cenĂĄrio local com suas mĂșsicas autorais. Ao todo, 14 atrações musicais subiram no Palco Churo, uma homenagem ao empreendedor Churu, que em vida se destacou por gerar oportunidades para inĂșmeros novos talentos do rock e do Pop que precisavam de espaço para divulgar suas mĂșsicas.

Entre as atrações desta edição do CajuĂ­na Pop estiveram Jamile Jah, Deepmoon, Narcoliricista, Preto Kedé, Fullreggae, Banda Acesso, Roque Moreira, Navegantes e as Águas De YnaĂȘ, Monise Borges, Radiofônicos, Corona Nimbus, Teófilo Lima, Megahertz e Alma Roots, todas com estilos diferenciados, mas que conseguiram prender a atenção do pĂșblico presente. Todas as atrações foram selecionadas através de um edital, onde todos os artistas piauienses que trabalham com mĂșsica autoral, tiveram a oportunidade de se inscrever e participar da seleção do festival de igual para igual.

Fotos: Djalma Batista. Teófilo Lima, roqueiro piauiense natural de ParnaĂ­ba, fez um show muito aplaudido no Festival CajuĂ­na Pop e levantou o pĂșblico com seus grandes sucessos. O artista é um importante patrimônio do cenĂĄrio musical da capital e do PiauĂ­.


JĂĄ na madrugada deste domingo, o cantor e compositor Teófilo Lima, natural de ParnaĂ­ba, agitou o pĂșblico com com canções que marcaram a cena musical piauiense como "Pedra do Sal", "Fascinante", "Beijos e Cacos", "Volta do Zorro", "Uma menina" e tantas outras de sua carreira. Muitas destas mĂșsicas, mesmo as que foram lançadas hĂĄ mais de 10 anos, ainda fazem muito sucesso em Teresina. O roqueiro, que estĂĄ nas plataformas digitais de fĂĄcil acesso, é muito querido do pĂșblico em Teresina, mas a sua mĂșsica faz sucesso em todos os cantos do PiauĂ­ onde toca.

No show, Teófilo enalteceu o festival, as bandas locais e os artistas piauienses. Segundo ele, a mĂșsica feita por autores piauienses tem uma qualidade extraordinĂĄria e lamentou que muitos artistas, mesmo com a grande expressão que tĂȘm, ainda não terem um maior destaque nos cenĂĄrios nacional e internacional.

"A mĂșsica que fazemos no PiauĂ­ é muito rica em termos de qualidade. Vemos excelentes trabalhos feitos em nossa terra, que atraiam o pĂșblico, que encantam. Mas infelizmente ainda não explodiu no Brasil e no mundo. Mas isso vai acontecer porque temos canções belĂ­ssimos que o pĂșblico curte", falou Teófilo Lima. (https://www.ouvirmusica.com.https://www.ouvirmusica.com.br/teofilo-lima/br/teofilo-lima/)

Foto: Djalma Batista. O roqueiro Parnaibano Teófilo Lima agitou o pĂșblico ao cantar seus grandes sucessos na Ponte Estaiada, em Teresina, na madrugada deste domingo.

Na madrugada deste domingo quem também agitou o pĂșblico foi a banda Alma Roots, de Teresina, que tem vĂĄrias mĂșsicas entre as mais tocadas da rĂĄdio FM Cultura e em plataformas digitais. São sucessos da banda mĂșsicas como "IndependĂȘncia ou morte", "Aldeia" e "Hoje eu tô de boa". Principal representante do reggae no PiauĂ­, deu mais um importante passo na carreira: lançamento de um clip nacional.

Nildo Viana, um dos vocalistas da banha Alma Roots, disse que o ĂȘxito do Festival CajuĂ­na Pop foi alcançado e que a banda parabeniza a Fundação Cultural Monsenhor Chaves pela iniciativa, acrescentando que a realização de eventos voltados para a mĂșsica autoral precisam ser realizados com mais frequĂȘncia no sentido de valorizar mais os artistas do PiauĂ­ e da capital.

"Eventos como este são muito importantes porque eles fortalecem e enaltecem, ao mesmo tempo, as obras artĂ­sticas do Estado. E oferecem a oportunidade para quem não conhece conhecer, dialogar. Muito legal o espaço ser democrĂĄtico em termos de sons, com vĂĄrias sonoridades, vĂĄrias estilos e propostas diferentes, envolvendo muita mĂșsica periférica no meio de tantas outras mĂșsicas, o que é um fator muito importante para a valorização do contexto musical piauiense. O festival, que ofereceu uma estrutura muito legal para os artistas, representou um salto profissional na carreira de muitos compositores, cantores e mĂșsicos", disse Nildo.

Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, era só alegria por conta do sucesso do festival, para ele a Prefeitura de Teresina vem acertando ao ouvir a classe artĂ­stica e o povo de maneira geral, fazendo com que a cada evento, aumente o pĂșblico e por sua vez a visibilidade aos artistas. O presidente da pasta da cultura lembra ainda que por conta do momento pandĂȘmico, os recursos estão limitados, mas garantiu que até o final deste ano a cidade vai respirar cultura com mais frequĂȘncia.

Foto: Djalma Batista. Alma Roots, que foi uma das grandes atrações do festival em Teresina, se prepara para a carreira nacional novas gravações e vĂ­deos-clipes.

"O prefeito Dr. Pessoa é muito sensĂ­vel à cultura, por isso ele mesmo vem cobrando a elaboração de projetos, principalmente o que sempre tenha como principal objetivo a valorização do artista local. Sobre o CajuĂ­na, estou muito feliz, pois o evento comprovou que o teresinense vem mudando e que agora os artistas autorais vĂȘm se destacando com mais frequĂȘncia, por isso pretendemos realizar outros festivais a exemplo deste, para que mais mĂșsicos sejam incluĂ­dos", comenta Ênio Portela, enfatizando ainda que a gestão municipal também estĂĄ elaborando novos projetos que beneficiem outros segmentos da cultura.

O mĂșsico Henrique Douglas falou sobre a importância de se valorizar a classe artĂ­stica local e parabenizou a gestão municipal por sempre estĂĄ dando esse apoio aos mĂșsicos de Teresina. Ainda de acordo com mĂșsico, espaços como o criado no CajuĂ­na Pop, onde a estrutura seguiu um padrão nacional, faz com que os mĂșsicos tenham mais ânimos e não desistam dos seus sonhos e de lutar pela cultura.

"Cuidar de outros setores é melhorar a vida do cidadão pagador de impostos também é de extrema importância, porém muitos pecam deixar a cultura em segundo plano. Para nós mĂșsicos, a Prefeitura de Teresina e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, vem fazendo a diferença, pois estamos vendo muitos eventos e isso movimenta a economia, nos engrandece como profissionais e claro, acaba sendo uma vitrine para o nascimento de novos mĂșsicos", diz Henrique Douglas.

O CajuĂ­na Pop foi realizado pela Prefeitura Municipal De Teresina, por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e contou com o apoio da Guarda Municipal de Teresina, Secretaria Municipal de Comunicação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da PolĂ­cia Militar do PiauĂ­.

Fotos: Ascom FMC

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

ComentĂĄrios

Mulheres Acompanhantes