Partido dos Trabalhadores afirma em nota que revista tenta atingir Governo do PiauĂ­

Um dos alvos das notĂ­cias infundadas, segundo o PT, Ă© o ex-governador Wellington Dias

Por Portal O Piauí em 17/07/2022 às 12:22:04
PROAJA, o maior programa educacional que é responsável por trazer para a sala de aula idosos, por exemplo, que não tiveram a chance de estudar

PROAJA, o maior programa educacional que é responsável por trazer para a sala de aula idosos, por exemplo, que não tiveram a chance de estudar

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota, neste sĂĄbado, em seu site, afirmando que notĂ­cias falsas tentam atingir o governo do PiauĂ­, especialmente o ex-governador Wellington Dias, pré-candidato do PT ao Senado. Segundo o Partido, a Veja insiste em tentar criminalizar as administrações do Partido dos Trabalhadores, mantendo seu histórico de "denĂșncias" sem provas, com objetivos polĂ­ticos.

Desta vez, o alvo é o governo do PiauĂ­, especialmente o ex-governador Wellington Dias, pré-candidato do PT ao Senado Federal que lidera as pesquisas no estado.

Diz a revista: "Programa milionĂĄrio de alfabetização do PT no PiauĂ­ incluiu até mortos. Tribunal de Contas do estado encontrou mais de mil mortos, além de servidores pĂșblicos, cadastrados em projeto nas gestões de Wellington Dias e Regina Sousa".

Infundadas, as acusações levantadas pela revista foram respondidas pelo ex-governador com argumentos objetivos, dados concretos e, principalmente, transparĂȘncia – que faltou à revista.

Wellington Dias diz, em nota, que atingir o Proaja, com estĂĄ fazendo a indĂșstria da denĂșncia com o intuito eleitoral de 2022, é o mesmo que prejudicar os mais pobres que não tiveram a chance de estudar.

Em resposta, Wellington Dias diz que "indĂșstria de denĂșncia faz espetĂĄculo e uso na disputa eleitoral de 2022"

"O programa abre inscrições e em cruzamento de vĂĄrias bases de dados, feitas pela Fundação GetĂșlio Vargas e Secretaria da Educação, são retiradas as pessoas que não preenchem os requisitos. De um total de 342.000 que fizeram inscrições no Programa de Alfabetização de Jovens e adultos (acima de 15 anos sem saber ler e / ou escrever ), apenas 170.000 jĂĄ foram acatados, passando pela triagem entre FGV/ SEDUC. E para quem faz alfabetização em contrato de parcerias com o Estado, hĂĄ um modelo de contrato em que se paga por resultado, pelo nĂșmero de entrega alfabetizado.

Na testagem, ao final do curso programado, a pessoa faz uma prova escrevendo uma carta e também para ser lida por outra colega de turma e ainda lendo a carta de alfabetizado. Recebem ainda como prĂȘmio, R$ 440 pelo esforço da alfabetização ! A meta do PiauĂ­ é alcançar acima de 200.000 alfabetizadas e reduzir de 16% da população com mais de 15 anos analfabetas, em 2003 era 34%, para cerca de 8% em que estĂĄ a média brasileira. E tudo até 2023.

Fizeram da indĂșstria de denĂșncia e usando técnicos do TCE, jĂĄ conhecidos na arte para fazer espetĂĄculo e uso na disputa eleitoral de 2022, e objetivando o maior programa de alfabetização do Brasil, neste momento. Parar o programa e prejudicar os mais pobres. É só isto que querem, nada mais. Graças a Deus, Conselheiros e Conselheiras do TCE, assumiram a coordenação do processo e passaram a trabalhar dentro da lei. Que bom que o TCE estĂĄ acompanhando, nos dĂĄ segurança para fazer o melhor! E sugestões para aperfeiçoar serão muito bem vindas.

É o maior programa de alfabetização do Brasil, com recursos do Estado e voltado para alfabetizar e dar a oportunidade de aprender a ler e escrever. E após a alfabetização são inscritos em 2 outros programas, Programa de Educação Para Jovens e Adultos, onde pode ter a oportunidade de prosseguir estudando, fazer curso técnico e chegar até a universidade, pois no PiauĂ­ tem presença de educação técnica e superior pĂșblica em 224 municĂ­pios, todos os municĂ­pios."

Pelo modelo não tem chance de defunto estudar, só na cabeça de gente do mal mesmo. Pessoas como a dona Teresa Martins, que se alfabetizou aos 100 anos, e em sua carta escreveu: "eu era cega e não sabia. Eu passei a enxergar pelas letras, na alfabetização." Temos é que agradecer a cada professor e professora que se dedicam para reparar o descaso do passado com estas pessoas, assim como jĂĄ fizemos no PiauĂ­ com a alfabetização de aproximadamente 800.000 pessoas".

Wellington Dias, ex-Governador do PiauĂ­

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

ComentĂĄrios

Mulheres Acompanhantes