Cidades do Piauí preparam festas juninas; no Brasil, 33 já estão cadastradas em ministério

Em São Raimundo Nonato, cidade turística da Serra da Capivara, já prepara a Cidade Junina na Praça do Abrigo

Por Portal O Piauí em 12/05/2022 às 02:12:15
Carmelita Castro iniciou os preparativos da Cidade Junina na Praça do Abrigo

Carmelita Castro iniciou os preparativos da Cidade Junina na Praça do Abrigo

Faltando um mês para o início de alguns dos principais festejos juninos do país, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo contabiliza 33 festas cadastradas. O número ainda é tímido frente aos registros realizados nos anos pré-pandemia, mas mostram o aquecimento da retomada dos grandes eventos. Para conferir a lista clique AQUI.

No Piauí, algumas prefeituras já começaram os preparativos para a festa junina. Em São Raimundo Nonato, a prefeita Carmelita Castro anunciou que o festejo de São João Batista será na Praça do Abrigo e iniciou a montagem do projeto da Cidade Junina com o artista plástico Júnior Mesquita. O município ter um turismo forte por causa do Parque Nacional da Serra da Capivara, um patrimônio mundial protegido pela Unesco.

Ela postou em sua rede social no Instagram sobre este momento de organização do evento. "O dia de trabalho começou diferente. O gabinete foi "transferido" para a Praça do Abrigo, onde rapidamente conversei com algumas pessoas e junto ao artista plástico, Júnior Mesquita, tratei sobre a volta da nossa cidade junina. Ow coisa boa é "São João", gente! Tô com saudades de assistir as crianças e os idosos dançando, de ver fogueiras, aquelas bandeirolas coloridas, comer pipoca, mingau de milho, paçoca… "Êta mais é bão"!", disse Carmelita.

Prefeita Carmelita Castro e o artista Plástico Júnior Mesquita visitam local onde será a Cidade Junina


"É fundamental que os responsáveis por esses festejos juninos credenciem seus eventos juntos ao Ministério do Turismo para que possamos ter a grandeza dessa retomada e pensar em ações que possam auxiliar os realizadores das festas", afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Segundo estimativas, o São João é responsável por movimentar mais de R$ 1 bilhão apenas na região Nordeste. Após dois anos de suspensão das festas, a expectativa para a volta presencial dos festejos em 2022 é grande.

"A expetativa de Caruaru é de que este São João seja extraordinário depois de dois anos sem festejo. Eu não tenho a menor dúvida de que faremos uma grande festa e que o povo de Caruaru, do Agreste, de Pernambuco e dos demais estados virão com a intenção de participar da melhor maneira do maior e melhor São João do mundo, que é o de Caruaru", comentou Rubens Júnior, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC).

FESTEJOS – Entre os festejos cadastrados está o São João de Caruaru, que terá início no dia 04 de junho, e que é considerada a maior festa regional ao ar livre do mundo segundo o Guinness e que historicamente atrai milhares de turistas de todo o Brasil e do exterior. Faz parte ainda do Calendário o Bumba-Meu-Boi de São Luís, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e da Humanidade pela Unesco e que movimentará a capital maranhense a partir de 14 de junho.

No município de Corumbá (MS), a partir de 22 de junho, turistas e moradores poderão matar a saudade do Arraial do Banho de São João, uma prática tradicional e secular do estado. Durante a festa são realizadas várias atividades como os Concursos de Andores e de Quadrilhas. Em 2021, o Banho de São João foi declarado patrimônio da cultura imaterial do Brasil pelo Iphan.

Assista os vídeos dos Festejos Juninos e entre no clima do São João.

COMO CADASTRAR - Para inscrever sua festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em "submeter" e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Vale ressaltar que as informações contidas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo são coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Em caso de dúvidas, confira mais informações no Manual de Preenchimento.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários