Duas empresas apresentam proposta na licitação da PPP do Aeroporto de Parnaíba, no litoral

Com a PPP em funcionamento, o setor do turismo deverá ter um grande crescimento

Por Portal O Piauí em 20/12/2021 às 20:20:45

Na sessão de licitação da parceria público-privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba, realizada hoje na Secretaria da Administração e Previdência do Piauí, duas empresas nacionais apresentaram propostas, que são o Consórcio PHB Airport, formado pela RFM Investimentos Ltda, BrasilX Participação e Universal Armazéns Gerais e Alfandegários Ltda; e o Consórcio SBP, que é formado pelas empresas CWI e TR Saeculum.

Após receber as documentações, a Comissão de Licitação fará as avaliações necessárias e, em seguida, promulgará o resultado com a indicação do grupo vencedor que ficará responsável pela modernização, ampliação e gestão do Aeroporto Internacional de Parnaíba João Silva Neto.

Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí, com polos geradores de viagens, como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial. O aeroporto fica próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado.


O município se destaca, principalmente, pelo turismo na região da Rota das Emoções que inclui, além do Piauí, cidades dos estados do Ceará e Maranhão. É porta de entrada para o Delta do Parnaíba, o único das Américas em mar aberto. "Um aeroporto funcional vai estimular os atletas a correr o Desafio do Delta do Parnaíba Ultra no litoral. Atletas de várias partes do Brasil participam desse evento e precisam desembarcar em Teresina e conseguir uma condução para chegar a Parnaíba. O aeroporto ampliado eliminaria essa dificuldade", afirma Luciano Uchôa, empresário do ramo de eventos esportivos.

A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo. Este é o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa e é porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único das Américas em mar aberto.


De acordo com Viviane Moura, superintendente da Suparc, a PPP é importante para alavancar o desenvolvimento do litoral piauiense. "Queremos consolidar Parnaíba como a capital do Delta e um ponto de entrada para o turismo de emoções, com praias incomparáveis, natureza preservada, culinária rica e saudável. O fortalecimento do turismo na região vem acompanhado de estímulos nos negócios da região. Com maior movimentação de pessoas por conta do aeroporto, aumenta as demandas para hotel, restaurantes e comércio em geral. É mais dinheiro circulando e mais oportunidades de emprego e renda para a população", afirma.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes