Será lançado programa em Teresina para a inclusão de mulheres no mercado de trabalho

Além de fomentar a empregabilidade de mulheres no mercado de trabalho, o Balcão da Mulher Trabalhadora também possui como objetivo incentivar o diálogo com segmentos da iniciativa privada

Por Portal O Piauí em 31/07/2023 às 16:57:47

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), vai lançar uma consultoria especializada para fomentar a inclusão feminina no mercado de trabalho: o Balcão da Mulher Trabalhadora. O lançamento da plataforma está previsto para a primeira quinzena do mês de agosto.

Segundo a secretária da SMPM, Karla Berger, a plataforma surgiu da necessidade de busca pelo trabalho formal vivida pelas mulheres, tendo em vista as dificuldades estruturais da sua permanência no mundo do trabalho:

"A inserção das mulheres hoje no mercado de trabalho ainda não é suficiente para garantir uma equidade de gênero entre homens e mulheres no mercado, tampouco é suficiente para eliminar as barreiras da entrada dessas mulheres no mercado de trabalho", destaca. "O acesso ao trabalho entre mulheres em situação econômica frágil se dá de forma especialmente diferente das camadas mais privilegiadas", finaliza a gestora.

Além de fomentar a empregabilidade de mulheres no mercado de trabalho, o Balcão da Mulher Trabalhadora também possui como objetivo incentivar o diálogo com segmentos da iniciativa privada de Teresina, mitigando as desigualdades de gênero no âmbito do trabalho a partir da oferta de oficinas de formação profissional multitemáticas, estabelecer conexão com segmentos do empresariado teresinense e estimular a formação e instrução profissional e educacional de mulheres que se encontram em situação de violência de gênero e/ou conjugal.

O enfoque da consultoria, de acordo com Karla Berger, é privilegiar as mulheres que estão em atendimento e/ou acompanhamento pelo Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (CREG), o serviço da Prefeitura de Teresina que atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, residentes em Teresina, com idades entre 18 e 59 anos.

Para isso, Karla explica que a consultoria vai atuar em duas frentes: planejando e ofertando oficinas de formação e dialogando com empresas partícipes do Prêmio Teresa Cristina para estabelecer possíveis canais de contratação. O Prêmio Teresa Cristina é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), que visa incentivar e valorizar as práticas que contribuem para a inserção, permanência e dignidade das mulheres no âmbito profissional.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários