Projeto de Lei no PiauĂ­ prevĂȘ multa de atĂ© R$ 500 mil para os agressores de mulheres

O dinheiro da multa, de acordo com o projeto, serĂĄ destinado para programas de combate à violĂȘncia contra a mulher e para o tratamento e recuperação de sua saĂșde.

Por Portal O Piauí em 16/05/2023 às 16:21:15
O deputado Fábio Novo, autor do projeto, disse que a proposta visa avançar nos mecanismos que vão coibir a violência contra as mulheres, fazendo doer no bolso dos agressores

O deputado Fábio Novo, autor do projeto, disse que a proposta visa avançar nos mecanismos que vão coibir a violência contra as mulheres, fazendo doer no bolso dos agressores

Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira,16, na Assembleia Legislativa do PiauĂ­, prevĂȘ multa de até R$ 500 mil aos agressores de mulheres e indenização aos cofres pĂșblicos pelas despesas causadas no atendimento. A multa serĂĄ aumentada em 2/3 caso a violĂȘncia seja empregada com o uso de arma de fogo.

O deputado FĂĄbio Novo, autor da proposta, disse que é preciso avançar nos mecanismos de enfrentamento à violĂȘncia contra a mulher, penalizando o agressor também pelo bolso, para que parem de agredir e matar mulheres. Ele explicou que os ilĂ­citos praticados pelos agressores irradiam seus efeitos contra toda a sociedade, causando muitos danos.

O dinheiro da multa, de acordo com o projeto, serĂĄ destinado para programas de combate à violĂȘncia contra a mulher e para o tratamento e recuperação de sua saĂșde. No caso do valor a ser ressarcido aos cofres pĂșblicos serĂĄ fixado pelo órgão ou entidade que fez o atendimento à mulher vĂ­tima da violĂȘncia.

O deputado FĂĄbio Novo, que apresentou o projeto de lei nesta terça-feira, 16, na Alepi, disse que ficou estarrecido com as agressões a uma mulher que viralisaram por meio da internet em Teresina no fim de semana, acrescentando que o Poder Legislativo vai avançar nos mecanismos para coibir a violĂȘncia contra a mulher.

"A Assembleia Legislativa do PiauĂ­ precisa avançar nas medidas que vão coibir a violĂȘncia contra a mulher porque a sociedade não tolera mais as agressões e feminicĂ­dios. A população ficou estarrecida ao ver, no fim de semana, um vĂ­deo com agressões a uma mulher, em Teresina, que viralizou na internet. Então, este projeto de lei oferece importantes mecanismos para coibir a violĂȘncia contra a mulher, fazendo doer no bolso dos agressores", explicou o deputado FĂĄbio Novo.

No PiauĂ­, dados recentes, coletados entre agosto de 2021 e janeiro de 2022 pela Rede de Observatórios de Segurança, revelam que a cada 72 horas uma mulher é vĂ­tima de violĂȘncia doméstica e familiar. A rede aponta que a maioria dos casos de feminicĂ­dios foram cometidos ou tentados por ex ou atuais companheiros das vĂ­timas, motivados por brigas e términos de relacionamentos.

Segundo o parlamentar, o projeto institui mecanismos firmes e capazes de frear as diversas formas de violĂȘncia contra a mulher. "É preciso adotar estes mecanismos e ampliar sua abrangĂȘncia, pois a violĂȘncia contra a mulher, além de envolver ilĂ­citos penais e civis, põe em movimento todo o aparato estatal de segurança pĂșblica, de saĂșde pĂșblica, de assistĂȘncia social e, em muitos casos, também da defensoria pĂșblica", acrescentou.

No PiauĂ­, mesmo com as diversas medidas preventivas, de combate e enfrentamento à violĂȘncia doméstica e familiar, um elevado nĂșmero de mulheres continua sendo vĂ­tima de violĂȘncia que atinge a dignidade da pessoa humana e os seus direitos, e atenta contra a sua liberdade e contra sua vida.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

ComentĂĄrios