Em Teresina, onça parda conseguiu escapar do Parque Zoobotânico, que é gerido por concessionária

O Batalhão de Polícia Ambiental estão nas buscas

Por Portal O Piauí em 03/02/2023 às 16:00:48

A onça parda que está sob os cuidados da concessionária da PPP do Parque Zoobotânico de Teresina escapou do abrigo, não se sabe como, e evadiu pela mata. As equipes do Batalhão da Polícia Ambiental estão nas buscas em toda a região. Vamos esperar mais informações.

No dia 24 de janeiro, o Bioparque Zoobotânico, responsável pela gestão do parque, publicou na rede social, a história sobre a onça parda. Disse que é um felino forte e ágil. Mede entre 1,5 e 2,75 m de comprimento, do nariz à cauda. Desse comprimento, 63-96 cm é composto pela cauda. Os machos pesam entre 53-100 kg. As fêmeas pesam normalmente entre 29-64 kg. O tamanho da onça-parda que habita próxima a linha do Equador é menor, e maior em direção aos pólos.

As onças-pardas têm patas grandes e proporcionalmente as maiores patas traseiras na família dos felinos. Esse físico permite-lhe dar grandes saltos e a capacidade de atingir grandes velocidades em curta duração. Podem atingir 55-72 km/h, mas são melhores adaptadas para acelerações poderosas e curtas, ao invés de longas perseguições. É um hábil escalador, o que lhe permite fugir de concorrentes canídeos. Embora não sejam fortemente associadas com a água, podem nadar.

Curiosidades: Por causa de sua extensa distribuição geográfica, este felino é famoso por possuir diversos nomes populares, como onça-parda, onça-vermelha, bodeira, leão-baio ou leão-da-montanha. Há também uma variação no tamanho das suçuaranas, sendo as que vivem em regiões frias normalmente maiores do que as dos trópicos. Estudos mostram que essa espécie é bastante afetada pela destruição e fragmentação do habitat, com o futuro da população que habita a Mata Atlântica incerto devido ao isolamento dos animais por pastagens para o gado e plantações.

A onça pintada que vive no Zoobotânico de Teresina, ambiente tranquilo para as visitações

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários