BANNER PORTAL

CSU do Parque Piauí, em Teresina, ganha o primeiro teatro da Zona Sul da Capital

Por Portal O Piauí em 27/12/2022 às 08:29:09
A governadora Regina Sousa e o deputado Fábio Novo, que iniciou as obras como secretário de Cultura, visitaram a área da escola de artes durante a reinauguração do CSU do Parque Piauí

A governadora Regina Sousa e o deputado Fábio Novo, que iniciou as obras como secretário de Cultura, visitaram a área da escola de artes durante a reinauguração do CSU do Parque Piauí

O Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, foi reinaugurado nesta segunda-feira (26), às 18 horas, após passar por reforma e modernização. O local, além de se transformar em uma escola de artes e empreendedorismo, também passa a abrigar o primeiro teatro da zona Sul da capital.

O prédio do CSU foi totalmente reformado e comporta salas para oficinas de dança, música, teatro e diversos outros cursos como corte e costura, e também conta com uma piscina semiolímpica que já funciona com aulas de hidroginástica para idosos.



"Esse local é o ponto de cultura que a zona Sul precisava. É amplo, acessível e está estruturado para receber tanto atividades culturais como esportivas e sociais. Aqui já foram entregues mais de 4 mil certificados, agora queremos ampliar esse número e atingir mais pessoas", ressalta o secretário de estado da Cultura, Carlos Anchieta.

Após dez anos abandonada, a escola de circo que formou uma geração de talentos volta a funcionar dentro do espaço, a lona do circo foi refeita e ganhou iluminação. A quadra ganhou cobertura e novo piso.

O primeiro Cine Teatro tem capacidade para 110 pessoas, possui camarim, som, luz, projeção e passa a chamar Teatro Joana Pereira umas das primeiras moradoras do Parque Piauí. Ela foi vice-presidente da Associação de Moradores do bairro e deu vida ao grupo de mulheres bordadeiras que se reunia todas as quartas-feiras no CSU.
Foram investidos R$ 2 milhões em recursos do Pro Piauí na reforma do equipamento público por meio da Secretaria de Estado da Cultura.



CSU DO PARQUE PIAUÍ FOI CONSTRUÍDO NA DÉCADA DE 1970

Construído na década de 70, o Centro Social Urbano (CSU), do bairro Parque Piauí (zona Sul de Teresina), o espaço, que já funcionou como um local de convivência social, de práticas esportivas e eventos culturais, deixou de receber essas atividades por um período.

"Estamos requalificando todo o espaço, que vai ganhar salas para oficinas de dança, música e teatro, e para cursos na área do empreendedorismo. Vamos recuperar a piscina e a quadra e o auditório será transformado no primeiro teatro da zona Sul de Teresina, com capacidade para mais de 100 pessoas", disse Fábio Novo quando iniciou a reforma como secretário de Cultura.

O pontapé inicial das obras. O então governador Wellington Dias, Rafael Fonteles e o secretário de Cultura, Fábio Novo, estiveram no CSU do Parque Piauí para verificar como seria a execução das obras que incluíram dentre outros setores, um teatro, escola de artes e piscinas para a prática desportiva.

A recuperação do CSU é a realização de um sonho para os moradores do bairro e região. "Toda minha geração passou a infância e adolescência de forma construtiva, com as atividades que aconteciam dentro do CSU. Tinham atividades de domingo a domingo. Além dos eventos esportivos e culturais, eram realizados vários cursos de culinária, gastronomia, corte e costura. Também era oferecido reforço escolar para as crianças do bairro e colônia de férias. É uma obra de grande importância para todos que viveram essa história", falou a presidente da Associação de Moradores do Parque Piauí, Ruth de Sousa Lima.

Ruth conta que nasceu no bairro e participou das atividades realizadas no CSU. "Também tive a oportunidade de trabalhar no espaço, dentro da Delegacia da Mulher", completa. Policial civil aposentada, ela é uma defensora da reativação do Centro Social. Atualmente, o espaço ainda possui a delegacia da mulher e é sede da Associação de Juventude do Município de Teresina (AJMT).

O Centro Social está orçado em mais de R$ 2,8 milhões com recursos oriundos do Tesouro Estadual. Para Regina Sousa, esses equipamentos públicos servirão de ponto de convivência e evolução das pessoas. "É um centro completo onde as pessoas irão conviver. Tem tudo o que eles quiserem aqui, tem parque esportivo com quadra e piscina e ainda vai ter beach tênis e pista de skate. Então, isso aqui vai servir para prevenir o descaminho que nossos jovens e crianças tomam por falta do que fazer e aqui tem muitas opções", finalizou.

O secretário da Cultura, Carlos Anchieta, comemorou a entrega desse tão importante equipamento de cultura e lazer para a população. "É uma alegria reformar e entregar esse patrimônio que estava deteriorado e não tinha quadra de futebol, não tinha piscina, é tudo novo. Então, é uma satisfação, foi feito com muito amor, com muito zelo e afinco. O que a gente espera é que a população abrace e traga para si, para zelar que ele dure e beneficie a maior gama de pessoas possíveis", salientou.

O espaço tem como coordenador geral Jardel Ramos, que explica os diversos benefícios que serão ofertados para a comunidade. "Depois de 20 anos, esse espaço que estava ocioso, hoje se torna a Escola de Arte e Empreendedorismo de Teresina. É um equipamento público que já está dando um impacto muito grande, com os diversos serviços que já alcançam mais de 3 mil pessoas. Hoje, aqui, a gente conta com escola de circo, a piscina semiolímpica, uma quadra poliesportiva coberta. Temos o primeiro teatro da zona Sul, cursos de karatê, costura. Vamos ter a volta do instituto de educação, assistência social e diversos outros serviços que estaremos ofertando para a população de Teresina", finaliza o coordenador.






























Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários