Procon Municipal realiza ação educativa nos hipermercados de Teresina

A presença do Procon em hipermercados pode não ter efeito de fiscalização, mas coloca os fornecedores em alerta

Por Portal O Piauí em 15/12/2022 às 20:27:29
Fiscais do Procon fizeram ação que visa educar os fornecedores dos diversos tipos de produtos

Fiscais do Procon fizeram ação que visa educar os fornecedores dos diversos tipos de produtos

Como o período que antecede as festas natalinas é caracterizado por um aumento nas vendas e um aquecimento geral na economia, o Procon Municipal realizou, nesta quinta-feira (15), em alguns hipermercados da capital, e segue até sexta-feira (16), a ação educativa "Natal dos Sonhos".

A iniciativa tem como principal objetivo disseminar informações acerca dos direitos dos consumidores, bem como dos deveres dos fornecedores, a fim de celebrarem relações consumistas harmoniosas. Dentro dos estabelecimentos estão sendo observados os produtos alimentícios, produtos eletroeletrônicos e os produtos de utensílios domésticos.

"Estamos visitando os hipermercados porque nós observamos que esses locais são onde os consumidores compram produtos para sua manutenção, que variam em produtos alimentícios, utensílios de casa e muitas vezes até a linha branca, como geladeira e fogão. Essa visita, que não tem caráter de fiscalização, mas sim, o sentido educativo de levar a informação para esses fornecedores, nesse primeiro dia foi bastante aceita e agradecida pelos estabelecimentos visitados", afirma a coordenadora do Procon Municipal, Nara Cronemberger.

Durante a ação foram repassadas informações de artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que dizem respeito aos direitos básicos dos consumidores; da qualidade dos produtos (proteção à saúde e segurança); responsabilidade pelos danos e vícios do produto; prazo para reclamação pelos vícios; publicidade e oferta do produto e práticas abusivas.

Para o gerente do Supermercado Assai da zona Leste, Márcio Rocha, ações como essa são muito importantes. "Com esse entendimento e orientação do Procon, procuraremos agir cada vez mais dentro das primícias determinadas pela legislação. E quem ganha com isso é o cliente, tendo os seus direitos atendidos e respeitados", finaliza o gerente.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários