Nesta sexta, 14, Teresina terá campanha pela saúde da mulher com a realização de exames gratuitos

As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais

Por Portal O Piauí em 13/10/2022 às 19:56:42
Carreta com exame de mamografia já está posicionada no local da campanha desta sexta, 14

Carreta com exame de mamografia já está posicionada no local da campanha desta sexta, 14

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente do câncer de colo do útero. Pensando na importância da prevenção, a Fundação Municipal de Saúde em Teresina(FMS), por meio da Regional Leste, vai promover nesta sexta-feira, dia 14, das 7h às 17h, um dia voltado para a saúde das mulheres nas Unidades Básicas de Saúde da zona Leste.

Serão disponibilizados exames de mamografia, citologia, consulta médica, consulta odontológica, testes rápidos, palestras, aula de dança, auriculoterapias, eletrocardiograma e vacinação.

"Uma ação muito importante de prevenção em saúde. Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade", afirma Célia Santiago, coordenadora da Regional Leste de Saúde.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.


O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas! Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta.

As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

A campanha Outubro Rosa é desenvolvida nesse mês de outubro com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. No Brasil para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos de câncer de colo de útero, o que representa um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Os casos de câncer de mama foram estimados em 66.280, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Os dados são do INCA (Instituto Nacional de Câncer).


Ações do Outubro Rosa foram realizadas na UBS Santa Maria da Codipi

As ações do Outubro Rosa com atividades de saúde e educativas para as mulheres foram realizada nesta quinta-feira (13), a partir das 13h, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi.

Houve atendimento ginecológico, vacinação, antropometria (medidas de peso e altura), verificação de pressão arterial e glicemia, orientações de autocuidado com a saúde. No feriado foi realizada ação para as mulheres na Associação de Moradores da Santa Maria das Vassouras e entre as participantes foram identificadas mulheres com hipertensão, diabetes e ainda aplicadas vacinas contra hepatite, gripe, difteria e tétano.

A enfermeira Lívia Maria Mello Viana, da equipe 06 do programa Estratégia Saúde da Família dessa UBS, destaca que além dos serviços específicos de saúde novas ações serão desenvolvidas na UBS.

"Queremos motivar as mulheres para cuidados gerais com a saúde e nessas ações estamos convidando para que elas integrem o grupo Eu Vivo Ativa (EVA) que vai reunir mulheres acima de 60 anos para realizar atividades físicas e de convivência com roda de conversas e danças. A outra ação é para as mulheres com sobrepeso para fazerem parte de um grupo onde terão orientação nutricional, realização de atividade física e controle de peso e sobrepeso", explica.



Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes