Cresce em 52% o número de passageiros transportados nos primeiros sete meses do ano

Mais de 45,6 milhões de embarques foram realizados em 2022, contra 30 milhões computados no mesmo período de 2021

Por Portal O Piauí em 01/09/2022 às 13:02:14

retorno das viagens pelo país, mais uma vez, é demonstrado em números. De janeiro a julho deste ano, mais de 45,6 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos brasileiros para viagens nacionais. Este número é 52% maior do que o registrado nos primeiros sete meses de 2021, quando 30 milhões de passageiros embarcaram nos terminais aeroportuários. E é ainda maior na comparação com o mesmo período de 2020 - 25,5 milhões -, se aproximando cada vez mais do patamar pré-pandemia.

Apenas no mês de julho, mais de 7,6 milhões de passageiros voaram pelo país, configurando o melhor mês do ano para o setor, além de ser o melhor resultado para julho em três anos (2020-2022). Na comparação com 2019, o número representa 89% do volume de passageiros transportados. Os números foram divulgados nesta terça-feira (30.08) pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Também em julho, a demanda medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) e a oferta por voos, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), tiveram crescimento na comparação com 2021, de 25% e 28,5%, respectivamente. Já em relação aos resultados obtidos em 2019, os indicadores registraram uma baixa retração, de 4,5% e 0,2%.

Apenas no mês de julho, mais de 7,6 milhões de passageiros voaram pelo país. Crédito: Roberto Castro/MTur

O setor aéreo é um importante meio de locomoção no país, contribuindo para impulsionar o turismo. Em 2021, um em cada dez brasileiros em viagem utilizou este modal para chegar até o próximo destino, segundo a PNAD Contínua Turismo 2020-2021 produzida a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MERCADO DOMÉSTICO

O modal aéreo brasileiro já vinha apresentando melhora significativa de seus indicadores, após os impactos do coronavírus. Durante todo o ano de 2021, cerca de 62,6 milhões de viajantes passaram pelos terminais domésticos. O transporte de passageiros teve um aumento de 38,3% frente aos dados consolidados um ano antes. Em 2021, o mercado doméstico foi responsável por cerca de 546 mil voos. Os dados também são da ANAC.

AEROPORTOS DO BRASIL ENTRE OS MAIS PONTUAIS NO MUNDO

Quatro aeroportos do Brasil estão entre os 20 melhores do mundo no quesito pontualidade. Londrina (PR) conquistou a 11ª posição, sendo o brasileiro mais bem colocado, com 96% das partidas consideradas pontuais. Petrolina (PE) alcançou a 13ª colocação, registrando 95,5% de pontualidade. A lista também inclui os aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) e de Montes Claros (MG) que, respectivamente, ocuparam as 19ª e 20ª colocações. Ambos registraram 94,60% de partidas consideradas no horário.

O ranking se refere ao mês de julho de 2022 e foi elaborado pela Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada na coleta de dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo. O relatório do desempenho pontual da aviação mundial é produzido mensalmente e é baseado nos horários reais do portão de embarque. São considerados pontuais os voos que partem com tolerância de até 15 minutos do horário previsto.

O aeroporto mais pontual do mundo, segundo o ranking, é o de Matsumoto, no Japão, com 98,9% de pontualidade. Para acessar a íntegra do relatório clique AQUI.

AMÉRICA DO SUL - Os aeroportos brasileiros também ganharam destaque no World Airport Awards 2022, da Skytrax, que mapeia os melhores aeroportos do mundo. Três brasileiros integram as dez primeiras colocações entre os terminais da América do Sul: Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos, em São Paulo/SP (5ª), Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, no Rio de Janeiro/RJ (7ª) e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP (10ª). A votação para escolha é feita pelos próprios clientes dos aeroportos.

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, na capital pernambucana

Ainda de acordo com o prêmio, o Brasil também se destacou entre os aeroportos da América do Sul no quesito "a melhor equipe de aeroporto", que reconhece o serviço de funcionários em posições de linha de frente em um aeroporto, como daqueles que trabalham nos balcões de ajuda/informações e lojas. A relação inclui os aeroportos internacionais Tom Jobim (6ª) e o de São Paulo - Guarulhos (7ª). Já na categoria "aeroportos mais limpos" da região em 2022, o Brasil emplacou três nas dez primeiras colocações: Tom Jobim - Galeão (6ª), São Paulo - Guarulhos (7ª) e o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, na capital pernambucana (10ª). Veja AQUI a íntegra da premiação.

RECUPERAÇÃO – No mês de junho deste ano, aeroportos brasileiros movimentaram mais de seis milhões de pessoas em viagens nacionais. É o melhor resultado para junho desde o início da pandemia de Covid-19. O número é 43% superior ao da última medição (maio) e equivale a 86,8% do verificado em junho de 2019.

A oferta de voos no mercado interno do Brasil registrou, em junho, a segunda alta consecutiva na comparação com o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Após avançar 6% em maio na quantidade de viagens aéreas referente ao mesmo mês de 2019, o indicador cresceu 0,5% em junho na comparação com igual período de 2019. Já em relação a junho de 2021, o aumento é de 45,8%. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e foram divulgados na última semana.

Como resultado da recuperação do transporte aéreo, ainda segundo balanço da Agência divulgado ontem (04.08), as três principais companhias aéreas brasileiras (Latam, Gol e Azul) fecharam o 1º trimestre de 2022 com resultado líquido positivo e aumentaram sua oferta de voos em 49,3%, 39,6% e 14,6%, respectivamente, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes