Bioparque Zoobotânico ganha, nesta quarta-feira, 24, o Batalhão da Polícia Ambiental e Ciclopoliciamento

A PPP Bioparque Zoobotânico trouxe melhorias significativas ao parque como segurança, novo banheiro, amplo estacionamento, limpeza, reforma da pista de acesso e mudança do recinto dos animais

Por Portal O Piauí em 24/08/2022 às 06:51:35
No Bioparque Zoobotânico, as pistas de corridas e de acesso foram revitalizadas, atraindo mais visitantes nos fins de semana

No Bioparque Zoobotânico, as pistas de corridas e de acesso foram revitalizadas, atraindo mais visitantes nos fins de semana

O Bioparque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina, vai ganhar, nesta quarta-feira, 24, às 8 horas, uma nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e patrulha do Ciclopoliciamento que vão reforçar a segurança no local. As ações na segurança fazem parte do projeto de Parceria Púbico-Privada (PPPs) que levou melhorias significativas para os permissionários, visitantes do parque e para os animais.

No parque, a Polícia Militar ganha mais uma base moderna que favorece o bom desempenho do trabalho dos policiais. Ao mesmo tempo, frequentadores e permissionários do parque passam a desfrutar de uma maior sensação de segurança. "O estado baseado dentro do parque transmite uma sensação de segurança efetiva. A ampliação e modernização permite desenvolver melhor nosso trabalho", disse o Tenente-Coronel Teixeira, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental.

No Piauí, as parcerias celebradas entre o Governo do Estado e a iniciativa privada estão dando bons frutos. São muitos exemplos, mas um, em especial, ganhou destaque entre os amantes do meio ambiente por causa das melhorias que levam as pessoas a desfrutar mais dos benefícios da natureza, que é a do Bioparque Zoobotânico. Isso por ter revitalizado, por completo, o parque que está entre os mais visitados pela população da capital nos fins de semana.



Os banheiros do Bioparque Zoobotânico são praticamente novos cartões-postais do parque pela beleza e design dos aparelhos instalados tanto nos banheiros da família, mulheres e dos homens.

Com a PPP, o Bioparque Zoobotânico passou por muitas mudanças que são elogiadas pelos permissionários que trabalham no parque todos os dias da semana, já que abre de segunda a segunda. Uma destas mudanças é na segurança que zerou os assaltos que ocorriam antes em alguns locais mais distantes dos quiosques. O parque conta com um segurança circulando no espaço e seguranças fixos onde há mais movimentação.

No Bioparque, as trilhas passaram por uma manutenção constante e o amplo estacionamento foi concluído, deixando áreas mais tranquilas para passeios a pé ou de bicicleta. Foram construídos novos banheiros que mais parecem cartões portais pelos aparelhos modernos e pela inclusão de traços artísticos nos ambientes. Além disso, o setor conta com banheiro da família, das mulheres e dos homens.

Outra novidade para quem visita a Potycabana e o Bioparque Zoobotânico, que está em fase de conclusão, será o barco modelo catamarã com dois pavimentos que vai levar os turistas para um passeio pelo Rio Poti, de um parque a outro.

Este barco modelo Catamarã vai funcionar no Bioparque Zoobotânico, fazendo os passeios até o parque Poticabana, de ida e volta, estimulando o rio Poti como instrumento de grande importância para o desenvolvimento do turismo e da educação ambiental.

O permissionário "Seu Azevedo", que trabalha há 20 anos em um trailer de comida no local, aprova as mudanças que foram realizadas pela PPP Bioparque Zoobotânico. "Aqui melhorou muito, antes não estava legal. Hoje, já temos banheiros novos e um jardim grande e bonito; seguranças e biólogos trabalhando aqui de segunda a sábado. Então, a expectativa é que com as mudanças, melhore a experiência do turismo no parque em 100%," conta.

A concessionária do bioparque também tem executado ações para garantir mais conforto para os animais, com a revitalização de alguns recintos e a redistribuição dos bichos em abrigos maiores e mais adequados, com manutenção e limpeza constante e enfoque na mudança de cultura no trato com o animal.

A solenidade desta quarta-feira marca o aniversário de 28 anos de criação do Batalhão. A programação prevê a entrega de Diplomas de Amigo do Batalhão de Polícia Ambiental para 28 personalidades civis e militares que contribuem para o trabalho da unidade. O comandante da Polícia Militar, Coronel Scheywann Lopes, fará a entrega de 2 motocicletas, fardamento e equipamentos para a tropa.

O batalhão apresenta números expressivos nos últimos 3 anos de atuação. De acordo com o comando, neste período a unidade atendeu 12.232 ocorrências; apreendeu 10.665 aves; resgatou 4.372 animais; realizou 3.085 Comunicações de Ocorrência Policial (COPs); e lavrou 944 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO"s) por crimes de menor potencial ofensivo.

Devem participar da instalação do Batalhão o representante do Conselho Gestor do Bioparque, Norberto Campelo; o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal; a Superintendente de Concessões e Parcerias, Erica Feitosa, dentre outras autoridades.

O Bioparque tem muitas árvores e sombra em abundância para quem deseja fazer um passeio tranquilo e de contemplação do verde.

Lazer inclusivo, turismo e integração com o meio

A PPP Bioparque Zoobotânico de Teresina vai aprimorar os modelos de preservação e cuidado dos animais e plantas do parque, com ações de controle de fauna e flora. O espaço terá um sistema de monitoramento e acompanhamento da população de animais e também um inventário das árvores do parque abrangendo identificação, mapeamento, marcação e medição dos espécimes vegetais.

Segundo Graça Arrais, doutora em botânica pela Universidade de São Paulo (USP), atualizar o catálogo das árvores do Zoobotânico de Teresina é importante para melhor planejar e executar ações de manejo e cuidado do parque, observando as necessidades específicas de cada planta.

"No inventário de plantas, é feita a identificação botânica das espécies, baseadas em características morfológicas e anatômicas, entre outras. Isso é muito importante para que se possa fazer um diagnóstico ambiental que auxilia em ações de conservação e reestruturação da flora", comenta.

Um dos propósitos da PPP é devolver à cidade de Teresina o parque como um grande e diferenciado local de lazer inclusivo, turismo e integração com o meio. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, turismo ecológico é aquele que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e a formação de uma consciência ambientalista, e promovendo o bem-estar das populações. Nesse sentido, a PPP vai consolidar o Bioparque Zoobotânico como um espaço onde o conhecimento e o contato com a natureza dão condições de trabalhar a importância da vida silvestre para melhoria da qualidade de vida da população em geral.





Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários