Regina Sousa lança programa para pequenos negócios com crédito de até R$ 50 mil e 60 meses para pagar

Há uma linha de crédito para a agricultura familiar com carência estendida de acordo com a atividade a ser financiada

Por Portal O Piauí em 19/05/2022 às 20:58:21

A governadora do Piauí, Regina Sousa, lançou nesta quinta-feira (19) no Palácio de Karnak, o Programa de Apoio aos Pequenos Negócios. O projeto tem como público-alvo os autônomos, microempreendedores e agricultores. São oferecidos formatos de crédito com taxas ainda mais reduzidas do que as praticadas atualmente por diversos bancos e uma linha de crédito para a agricultura familiar com carência estendida de acordo com a atividade a ser financiada, podendo chegar a 24 meses, com 60 meses para pagar, para créditos de até R$ 50 mil.

Regina Sousa destacou, em seu discurso, que o objetivo do seu governo é ajudar os que mais precisam. Daí, segundo ela, um das razões para lançar o programa voltado para financiar a atividade de pequeno porte. "Esse projeto alcança os pequenos produtores para que possam fazer investimentos e aumentar sua renda. O microcrédito dá oportunidade para a pessoa iniciar seu pequeno negócio e nós temos vivido momento de muito desemprego e através desse projeto vamos oferecer treinamentos e apoio para que essas pessoas se desenvolvam e até dobrem sua produção e melhorem sua renda".


O presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos, falou do diferencial do crédito oferecido. "Esse programa de apoio aos pequenos negócios vai ser direcionado para as pessoas físicas e informais e aquelas que ainda não têm uma empresa formal para os pequenos produtores, hoje 30 pessoas já assinaram seu contrato, os créditos já estão sendo liberados ainda esta semana, a maioria dos créditos vai para a área rural com uma taxa de juros de 5% ao ano com uma carência que alguns casos pode chegar até 2 anos dependendo do projeto. Estamos com uma taxa que nenhum banco financia, então é uma forma de movimentar o comercio e dinamizar a produção".

Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação técnica através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Secretária de Agricultura Familiar (SAF) e o município Cocal dos Alves objetivando contribuir para o aumento do IDH do referido munícipio.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações integradas e complementares de assistência técnica e extensão rural e de estruturação produtiva para aumento da renda e oportunidade de trabalho aos agricultores familiares do município de Cocal dos Alves, proporcionando melhoria da qualidade de vida, redução das desigualdades, segurança alimentar e a consequente elevação do IDH do munícipio.

Maria Raimunda, uma das beneficiadas, falou sobre a importância do projeto. "Desde 2018 eu e minha família estamos investindo nessa área de caprinos, nós passamos por momentos difíceis em 2020, mas agradeço a todos e a Agência de Piauí Fomento por nós ofertar essa carta de crédito para que possamos fazer os investimentos necessários".


Regina Sousa e Patrícia Vasconcelos visitaram feira da agricultura familiar, uma iniciativa que vem estimulando a geração de renda em vários municípios do Piauí


A secretária de Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, destacou a importância da união de Secretárias e órgãos do Governo no desenvolvimento de ações que apoiem o homem do campo. Explicou que o objetivo é integrar políticas públicas de apoio também a agricultura familiar e esse financiamento da Piauí Fomento vai ampliar as oportunidades que essas famílias já tiveram, como experiências em outras programas da SAF.

"Assinamos hoje uma pareceria com a prefeitura de Cocal dos Alves o IDH+ onde vai incluir todas essas políticas de aumento de renda para que nós possamos daqui a algum tempo ver o aumento do índice de desenvolvimento daquele munícipio, uma experiência piloto que conta com vários órgãos do estado do Piauí", disse Patrícia.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes