Matrículas no Piauí vão até o dia 30 deste mês; veja aqui como fazer inscrição pela internet

Para os alunos das escolas públicas, a renovação foi realizada automaticamente

Por Portal O Piauí em 23/12/2021 às 11:02:22

As matrículas da rede estadual de educação do Piauí para o ano letivo de 2022 ficam abertas até o dia 30 deste mês. Para fazer sua matrícula bastar acessar a inscrição on-line e posteriormente realizar a confirmação presencial.

A inscrição on-line deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos) por meio da internet, no endereço eletrônico www.seduc.pi.gov.br/matricula, até o dia 30 de dezembro de 2021.

Em casos de falta de acesso à internet, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta que pais ou responsáveis busquem os laboratórios de informática das Escolas Estaduais da sua cidade. As aulas da rede estadual de educação terão início dia 01 de fevereiro de 2022.

Já a confirmação presencial deve ser feita na Unidade Escolar ou Centro de Ensino escolhido pelo estudante durante a matrícula on-line e ocorrerá por meio de registro em livro de matrícula, ficha individual e com a entrega da documentação exigida no Edital.

Esta etapa acontecerá no período de 03 a 07 de janeiro de 2022, conforme agendamento da escola em atendimento ao Protocolo Sanitário. Para que o estudante tenha a opção de escolher a unidade que deseja estudar, as duas etapas devem ser feitas no período determinado pela Seduc.

Para os alunos que já estudavam em escolas públicas, a renovação da matrícula foi realizada automaticamente, no período de 1 a 15 de novembro de 2021, e não será necessário se deslocar até a escola para fazer renovação.

No ato da confirmação presencial deverão ser apresentados todos os documentos exigidos pelo edital, de acordo com cada nível/modalidade de ensino, bem como confirmação de informações prestadas pelos pais, responsáveis ou pelo próprio aluno, quando este for maior de idade.

Para informações sobre transferência de escola e documentos exigidos para realização da matrícula, clique aqui e acesse o hotsite.


Rede de ensino moderna

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação, promove uma rede de ensino moderna e que proporciona um universo de possibilidades aos seus estudantes.

A Seduc oferta as modalidades Ensino Fundamental, Ensino Médio de Tempo Integral, regular, subsequente e concomitante com a Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos. Além de Projetos e Ações como o Juntos Para Avançar, Grêmios Estudantis, Novos Caminhos, Olimpíadas, Mobieduca.Me, Jepeps, Pré-Enem Seduc, Novo Ensino Médio, Pro Alfabetização Na Idade Certa, Saepi, Material Didático, Transporte Escolar, Estudar Pode Ser Leve, Alimentação Escolar, Canal Educação, Escolas Com Salas De Recursos Multifuncionais, Passe Livre, Iseduc, Pacnet, entre outros.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental compreende a fase do 1º ao 9º ano e atende crianças na faixa etária de 06 aos 14 anos de idade. Por ser o período mais longo da Educação Básica, é dividido em anos iniciais e finais.

– Anos Iniciais: 1° ao 5° do Ensino Fundamental;

– Anos Finais: 6° ao 9° do Ensino Fundamental.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) possui 218 escolas que ofertam essa etapa de ensino. Confira a relação por município.

Tempo Integral

As Escolas de Tempo Integral oferecem aos alunos uma jornada de até 09 horas, incluindo três refeições diárias. Além do estudo regular, elas também oferecem projetos experimentais e atividades extras, de acordo com o interesse do aluno. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) possui 96 escolas que ofertam essa modalidade.


Ensino Médio

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, compreendendo a fase da 1ª, 2ª e 3ª série e atende jovens de 15 anos a 17 anos de idade. Os 224 municípios piauienses possuem escolas estaduais que ofertam essa etapa de ensino.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Educação de Jovens e Adultos é destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional e na idade apropriada. Ela permite que o estudante retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilita sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A EJA resgata pessoas que pararam os estudos em qualquer etapa da Educação Básica. A modalidade é dividida em etapas, com abrangência do Ensino Fundamental ao Médio.

– EJA (Ensino Fundamental): destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano.

– EJA (Ensino Médio): destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades.

Educação Profissional

Na Educação Básica, especificamente, a modalidade de Educação Profissional e Tecnológica ocorre por meio dos cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

No Piauí, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é oferecida em todas as suas formas: articulada com o Ensino Médio (integrada e concomitante) e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

Atualmente, a Seduc oferta a modalidade 224 municípios, por meio dos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), distribuídos pelo estado, que atendem cursos de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. Além dos cursos concomitantes e subsequentes, que acontecem de forma presencial e também, por meio da mediação tecnológica.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes