Exposição reúne miniaturas de embarcações no Museu do Piauí e mostra a arte da carpintaria

As maquetes em escala reduzida são frutos de uma pesquisa do artesão Ulisses Lima sobre a pesca artesanal no litoral piauiense.

Por Portal O Piauí em 09/04/2024 às 13:34:20

O Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes recebe, até o fim deste mês, uma exposição temporária que reúne miniaturas de embarcações que marcaram a história do Piauí. As maquetes em escala reduzida das embarcações são fruto de uma pesquisa do artesão e historiador piauiense Ulisses Lima.

Ele pesquisou sobre a pesca artesanal no litoral piauiense e acerca da carpintaria e marcenaria das construções navais ao longo do tempo. A produção começou durante o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 como um passatempo e se tornou uma produção artística e profissional.

"A princípio eu comecei a construir com papelão e madeira, depois fui aperfeiçoando e vendo quais embarcações tinham plano de construção para que eu pudesse ver como elas foram projetadas para, assim, reconstruí-las, porque a maioria delas nem existem mais", afirma o artesão.

Exposição museu.jpeg

A taxa de visitação custa R$ 5 e a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, diz que além de visitar a exposição, as pessoas podem conferir todo o acervo permanente do museu que conta a história do estado em diversas épocas.

"O museu sempre apresenta uma novidade e abrir as portas a um trabalho como esse do Ulisses, que fez uma pesquisa minuciosa das embarcações, é uma baita oportunidade. É fundamental que possamos conhecer cada vez mais nossa história como um exercício de cidadania", conta a gestora.

SERVIÇO

O Museu do Piauí está localizado na rua Areolino de Abreu, Centro de Teresina, e funciona de terça-feira à sexta-feira, de 8h às 17h30; e aos sábados, das 8h às 12h.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários