Setur vai disponibilizar guias de turismo durante celebração da Batalha do Jenipapo em Campo Maior

. O objetivo é apresentar aos turistas e visitantes a história da batalha e sua importância para o estado e para o Brasil, e fortalecer o destino Campo Maior e seus atrativos turísticos.

Por Portal O Piauí em 12/03/2024 às 22:29:35
Encenação da Batalha do Jenipapo foi um dos destaques dos atos comemorativos dos 200 anos de lula do Piauí pela Independência do Brasil. Foto: Divulgação da CCOM

Encenação da Batalha do Jenipapo foi um dos destaques dos atos comemorativos dos 200 anos de lula do Piauí pela Independência do Brasil. Foto: Divulgação da CCOM

Nesta quarta-feira (13), acontece a celebração dos 201 anos da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. A Secretaria do Turismo do Turismo (Setur) vai disponibilizar, durante o evento, profissionais guias de turismo para atendimento no local. O objetivo é apresentar aos turistas e visitantes a história da batalha e sua importância para o estado e para o Brasil, e fortalecer o destino Campo Maior e seus atrativos turísticos.

De acordo com Eduardo Santos, diretor de Eventos e Patrocínios da Setur, a ação foi pensada para proporcionar uma experiência completa e única, além de valorizar e estimular a procura pelos serviços exercidos por guias.

"Esses profissionais são peças essenciais e atuantes no setor. Divulgam produtos, compartilham informações e consolidam destinos. A Setur compreende que tê-los em um evento grandioso como esse, repassando informações diretas, é de suma importância na preservação da nossa história e do nosso povo", destacou o gestor.

3ce106b1-ff16-4be4-9b09-ca1f6fadc4b3.jpg

A logística conta com a participação de quatro guias de turismo, que serão alocados em diferentes pontos do Monumento Heróis do Jenipapo, sendo eles: na entrada do espaço, no cemitério, no museu e na parte superior do Monumento. Os profissionais estarão usando a carteirinha de identificação do Cadastur, importante sistema do Ministério do Turismo (MTur), que regulariza e reúne prestadores de serviços turísticos, garantindo, também, alguns benefícios.

"Vamos demonstrar o que a Batalha foi, quando aconteceu, quem participou, quanto tempo durou, quem foram os envolvidos e o que isso representa hoje para o Piauí. Com esse trabalho dos guias de turismo, os presentes, como estudantes, convidados e sociedade em geral, vão conhecer a verdadeira história e sua importância", disse Conceição Santos, guia de turismo que estará participando da iniciativa da Secretaria de Turismo.

A Batalha

A Batalha do Jenipapo foi um conflito armado na busca pela Independência do Brasil. Marcada pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu no ano de 1823 e reuniu cerca de 3,6 mil combatentes às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários