BANNER MORAR BEM

Governador sanciona lei que cria a Rota Turística de Paleontologia da Grande Teresina

Com esta lei, Teresina pode se tornar o centro das atenções de turistas de todo o mundo por causa do elevado potencial na √°rea de f√≥sseis que passar√° a ser melhor explorado

Por Portal O Piauí em 17/11/2023 às 13:42:15
Juan Cisneros, que é professor da UFPI, encontrou troncos de árvores gigantes na zona rural de Teresina que não existem mais no Piauí, elas viveram no Estado há 280 milhões de anos

Juan Cisneros, que é professor da UFPI, encontrou troncos de árvores gigantes na zona rural de Teresina que não existem mais no Piauí, elas viveram no Estado há 280 milhões de anos

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei n¬ļ 8.209 que cria a Rota Tur√≠stica da Paleontologia na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina de autoria do deputado estadual F√°bio Novo. O texto foi publicado, nessa quinta-feira (16), no Di√°rio Oficial do Estado, e j√° se encontra em pleno vigor.

A Rota Tur√≠stica da Paleontologia é composta pelos munic√≠pios de Teresina, Altos, Naz√°ria, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, União e José de Freitas em função dos s√≠tios paleontológicos existentes, comprovados por paleontólogos da Universidade Federal do Piau√≠ (UFPI).

A rota tem como objetivos o desenvolvimento sustent√°vel do potencial tur√≠stico regional na √°rea da paleontologia; o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas √°reas tur√≠stica, cultural e gastronômica; a implantação de mecanismos de educação ambiental, patrimonial e incentivo aos empreendimentos tur√≠sticos; o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda; e estimular a educação ambiental, a preservação e conservação dos fósseis e do meio ambiente.

O professor Juan Cisneros est√° fazendo pesquisas sobre fósseis na região da Grande Teresina vai, certamente, transformar Teresina no grande Centro de visitações de turistas de todo o mundo, como j√° ocorre com a Serra da Capivara. Ele encontro fósseis da fauna e flora que existiram no Piau√≠ h√° 280 milhões de anos, muito antes dos dinossauros. (Foto: Djalma Baitsta/Uso livre com citação do crédito)

O deputado F√°bio Novo apresentou a proposta após reunião no Museu da Arqueologia e da Paleontologia da Universidade Federal do Piau√≠ (UFPI) com professores e pesquisadores da instituição, dentre eles, Juan Carlos Cisneros Matinez e Willian Mikio Kurita Matsumura.

Eles apresentaram o grande potencial do Piau√≠ na √°rea dos fósseis, acrescentando que isso é um fator muito importante para a atração de turistas do Brasil e de todo o mundo. Segundo Juan Cisneros, a região da Grande Teresina t√™m achados fósseis raros e √ļnicos no mundo, como répteis, peixe e mam√≠feros pouco conhecidos da ci√™ncia.

Tronco gigante encontrado na Zona Rural de Teresina, uma raridade j√° que a √°rvore foi petrificada em posição de vida, com o tronco na posição natural. Para o professor Juan Cisneros, a luta para preservar estes troncos como eles estão, evitando depredações. (Fotos: Djalma Batista/uso livre com citação do crédito)


São considerados atrativos tur√≠sticos todos os locais de interesse tur√≠stico, por seu aspecto cultural, histórico, natural, gastronômico, ambiental e de entretenimento no território abrangido pelos munic√≠pios definidos nesta lei. Dentre eles, lagoas, rios, lagos, cascatas, morros, matas e florestas; reservas e parques ambientais; obras inclusas no Patrimônio Histórico, Art√≠stico e Cultural de √Ęmbito nacional, estadual e municipal; empreendimentos de cunho tur√≠stico, cultural e tecnológico; e museus voltados à exposição sobre fósseis da região.

Fica o poder p√ļblico autorizado a firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada a fim de apoiar atividades da Rota Tur√≠stica da Paleontologia. O Poder Executivo poder√° regulamentar a presente lei no prazo de 180 dias naquilo que considerar pertinente para a sua melhor aplicabilidade.



Floresta Fóssil, na Zona Urbana de Teresina, achado de grande import√Ęncia para ci√™ncia, educação, meio ambiente e turismo, mas ainda não teve o tratamento e cuidado que o local merece diante da raridade que apresenta no pa√≠s e no mundo. É a √ļnica desta natureza. (Fotos: Djalma Batista/Uso livre com citação do crédito)

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios