O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou, durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, o trabalho desenvolvido pelo projeto de parceria público-privada (PPP) Piauí Conectado. O ex-governador do Piauí ressaltou que o estado conta hoje com a melhor e mais rápida internet do Brasil.

Recordando duas das principais áreas beneficiadas, o ministro explicou como funciona a PPP. "O setor privado chega e faz o investimento; faz chegar fibra óptica aos 224 municípios do Piauí, em cada escola (educação), cada delegacia (segurança pública). Isso significa levar, como nós levamos, educação técnica, e mais, educação superior para todos os municípios", frisa o gestor.

O cientista político Fernando Schuler, por sua vez, afirmou que considera a Piauí Conectado como uma das PPPs mais inovadoras e importantes do país. "Na minha opinião, o trabalho desenvolvido pela Piauí Conectado quebra um paradigma no Brasil, que era o problema da universalização da internet, ou seja, da inclusão digital. O Piauí deu um salto", afirma o analista.


O Projeto Piauí Conectado leva internet de qualidade a 100% do território estadual, por meio da instalação de mais de 11 mil quilômetros de fibra óptica, que já chegou a 224 municípios, alcançando 3 milhões de piauienses. Além de aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos, tornando-os mais integrados, rápidos e melhores, o projeto também viabiliza o acesso à internet por meio da rede Piauí Conecte – Wi-Fi Livre, promovendo inclusão digital e, consequentemente, inclusão social.