Na Serra das Confusões, missão arqueológica franco-brasileira vai começar uma nova fase

A ideia da missão é contribuir para a ciência a partir de financiamento do Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França

Por Portal O Piauí em 08/06/2023 às 14:16:29
O parque Nacional da Serra das Confusões necessita de uma política voltada para a atração de mais turistas já que possui um elevado potencial para o ecoturismo. Foto do Jadiel na Toca da Ventania

O parque Nacional da Serra das Confusões necessita de uma política voltada para a atração de mais turistas já que possui um elevado potencial para o ecoturismo. Foto do Jadiel na Toca da Ventania

O Piauí vai receber mais uma etapa da missão arqueológica franco-brasileira. Ao todo, 14 arqueólogos brasileiros, chilenos, espanhóis e franceses vão concentrar esforços em novas descobertas na região do Parque Nacional da Serra das Confusões, sul do Piauí, que abrange municípios como Guaribas, Caracol, Cristino Castro, Canto do Buriti, Eliseu Martins e Jurema do Piauí. A missão vai de 2 de junho até 31 de julho de 2023.

A ideia da missão é contribuir para a ciência a partir de financiamento do Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França, que conta com a parceria de laboratórios das Universidades Paris-Saclay e Bordeaux Montaigne. Para marcar este momento da missão, o vice-governador Themístocles Filho, no momento governador em exercício, vai participar de uma visita ao Museu do Homem Americano na sexta-feira (9).

Uma nova perspectiva do Parque Nacional da Serra das Confusões com muito verde e exuberância da paisagem do bioma caatinga. (Foto: Djalma Batista/Jornalista)

Ao longo dos últimos anos, a missão franco-brasileira no Piauí realizou escavações em mais de 8 sítios arqueológicos da região, ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara. A área que compreende os Parques Nacionais é uma das mais ricas em sítios arqueológicos do Pleistoceno, período que vai de 2,58 milhões de anos a 11.700 anos atrás em toda a América.

Esta missão mostra a parceria salutar que existe entre o Piauí e a França. "Isto proporcionou descobertas importantes sobre os homens pré-históricos das Américas. Este financiamento acontece desde 1978 para as missões arqueológicas na Serra da Capivara, lideradas, no início, pela Dra. Niède Guidon, uma cientista franco-brasileira que comemora atualmente seus 90 anos", explica Jérémie Faucon, Cônsul da França em Recife.

A parceria antiga entre a França e o Brasil confirma a relevância internacional dessa região do Piauí, que atrai arqueólogos e turistas do mundo inteiro. "Para nós, franceses, é um grande prazer poder contribuir para o desenvolvimento da Serra da Capivara, tanto do ponto de vista da arqueologia como do turismo sustentável", acrescenta Jérémie.

Pinturas rupestres na Serra das Confusões. Foto: Assessor do programa Brasil Próximo.

Nesta nova fase de pesquisa, um dos objetivos é a continuação da colaboração com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Parque Nacional Serra das Confusões, situado a cerca de 50 quilômetros do Parque Nacional Serra da Capivara. Essa área apresenta artefatos pré-históricos similares aos da Serra da Capivara, porém em condições muito diferentes. Os estudos vão comparar os dois parques, que aparentemente, são opostos em relação às suas características, apesar da proximidade geográfica.

A missão arqueológica franco-brasileira continuará a desvendar os mistérios sobre os primeiros povos das Américas, utilizando uma abordagem multidisciplinar que combina dados geográficos, arqueológicos e genéticos. As novas fases de pesquisa permitirão avançar no conhecimento sobre os primeiros povoamentos humanos nas Américas e contribuir para o campo da arqueologia global.

Serra das Confusões retratada na época em que os dirigentes da ONG Cospe Itália estiveram no parque para finalizar o programa Brasil Próximo que foi executado em cooperação Brasil-Itália. (Fotos: Djalma Batista/jornalista piauiense. Reprodução com citação do autor.)


Guia especializado em Serra das Confusões

O Parque Nacional da Serra das Confusões, que tem como porta de entrada a cidade de Caracol, Piauí, está sendo muito procurado por turistas de vários estados do país em várias épocas do ano. Segundo o guia especializado no parque, Jadiel Dias, existem muitas excursões de pessoas de fora que visitam a Serra das Confusões. E uma das áreas que está em franco crescimento é o da observação e fotografia dos pássaros que vivem no parque piauiense como o da primeira foto embaixo.

Jadiel organiza os passeios e planeja o percurso para que os visitantes tenham a melhor experiência no local. É importante dizer que, para conhecer todos os atrativos, não é possível em apenas um dia. São muitos os lugares que levam tempo de deslocamentos. Mas existem locais encantadores que valem a pena o passeio como a Toca de Ventania como mostrada por Jadiel em fotos abaixo.

Vale a pena conhecer esta maravilha do Piauí que fica a 600 quilômetros de Teresina. Além disso, caso o turista queira, o guia é especialista também em Cânions do Viana, importante ponto turístico entre Bom Jesus e Palmeira do Piauí.







Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários