Hospital de Teresina Ă© referĂȘncia em captação de Ăłrgãos e tecidos para transplantes no PiauĂ­

Credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora, o HUT tem sido estratégico para a Central de Transplantes

Por Portal O Piauí em 21/05/2023 às 08:45:48
Por ser uma referência para o sistema de transplantes, o HUT participou, nessa quinta-feira (18), de uma atualização oferecida pela Central Nacional

Por ser uma referência para o sistema de transplantes, o HUT participou, nessa quinta-feira (18), de uma atualização oferecida pela Central Nacional

O Hospital de UrgĂȘncia de Teresina (HUT), unidade pública vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS) atua como captador de órgãos para transplantes. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) existe para acolher e ajudar as famílias de potenciais doadores, a fim de ofertar o direito da doação de órgãos, e viabilizar para que o processo seja ĂĄgil, eficiente e atue de acordo com os parĂąmetros éticos, morais e legais.

Credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora, o HUT tem sido estratégico para a Central de Transplantes. Segundo a médica Lourdes Veras, gerente da Central Estadual de Transplantes do Piauí, "O HUT é o hospital mais importante do Estado no processo de doação. É a maior referĂȘncia em urgĂȘncia e emergĂȘncia, salvando vidas também de muitos pacientes que estão em lista de espera para transplante no Piauí e em outros estados do Brasil", enfatiza.

Em apenas 07 meses após a retomada das captações, o HUT contabilizou até o último mĂȘs de abril, 138 procedimentos, entre córneas, rins e fígado representando cerca de 60% das doações de múltiplos órgãos e tecidos efetivadas em todo o Estado do Piauí.

Por ser uma referĂȘncia para o sistema de transplantes, o HUT participou, nessa quinta-feira (18), de uma atualização oferecida pela Central Nacional. Sob supervisão de tutores do Hospital Israelita Albert Einstein, a equipe da CIHDOTT participou de um curso sobre processos de doação, transplantes e manutenção de potenciais doadores, a capacitação aconteceu no auditório do Hotel Uchoa em Teresina e faz parte do Proadi-SUS, programa do Ministério da Saúde em que o HUT estĂĄ inserido desde 2021.

"Trabalhamos para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importĂąncia do ato de doar órgãos e, consequentemente, aumentar as chances de novos transplantes com o intuito de reduzir a fila de espera e salvar o maior número de vidas possíveis", afirma o médico Danilo Luz, coordenador da CIHDOTT.

No Brasil a doação de órgãos e tecidos só acontece com autorização da família e o processo só pode ser feito quando for constatada a morte encefĂĄlica. Portanto, é fundamental manifestar a vontade de ser doador a sua família. Com a doação de órgãos, um único gesto pode salvar até cinco vidas.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

ComentĂĄrios