Será inaugurado nesta sexta, 28, o novo espaço cultural de Teresina com o show da banda Narguilé Hidromecânico

O show será recheado com as importantes canções da banda que tem um trabalho reconhecido no Piauí e outros estados

Por Portal O Piauí em 27/04/2023 às 07:49:09
A banda Narguilé Hidromecânico, que está preparando a remasterização de todos os seus trabalhos, será a grande atração do novo espaço cultural de Teresina nesta sexta-feira, dia 28, às 20 horas

A banda Narguilé Hidromecânico, que está preparando a remasterização de todos os seus trabalhos, será a grande atração do novo espaço cultural de Teresina nesta sexta-feira, dia 28, às 20 horas

Nesta sexta-feira, 28, será inaugurado em Teresina um novo Point Cultural, uma excelente opção para quem curte a noite da capital. É o The Doors Happy Hour, na rua General Adelmar Rocha, no Horto, que abre as portas com o show da banda Narguilé Hidromecânica, a partir da 20 horas.

A banda iniciou uma carreira meteórica com importantes músicas como "Forró do Molambo" e "Maluco Regulão", levando a mesma a ser convida para grandes festivais nacionais, programas de TVs e por revistas do segmento musical. São músicas ainda muito tocadas nas rádios, espaços culturais, além de serem lembradas pelo público do Piauí.


Criada em 1997, a banda lançou seu primeiro disco em 1998 com o título homônimo "Narguilê Hidromecânico", resultado do projeto Música do Brasil, do antropólogo Hermano Vianna. Depois veio "Poeirão", em 2000, segundo gol de placa, com parcerias com o DJ Negralha (O Rappa). Em 2002, apresentou o "Gosto de Gás", o terceiro disco, que abrigou a participação de Helder Vasconcelos (Mestre Ambrósio).

Uma das importantes apresentações do Narguilé em São Paulo. Foto divulgação da banda

O produtor do show, João Vasconcelos, disse que o Narguilê Hidromecânico não é só a banda que mexeu com o caldeirão das agendas de shows e palcos da cidade de Teresina, é também protagonista de sons, canções autorais e variações em rock pop reinvenção, definindo uma geração que bem cunhou a música no Piauí.

"Popular, a banda produziu espécie, rompeu as barreiras de atenção e abriu representatividade piauiense expressiva, atuando em festivais e ampliando as fronteiras brasileiras para a música, arte e cultura do Piauí", falou João. Segundo ele, o novo espaço cultural da capital é um laboratório artístico integrado às noites da cidade.


A banda Narguilé Hidromecânica tem uma história no Piauí e país. Fez apresentações em São Paulo, Recife, São Luís e no Rio de Janeiro, e foi muito aplaudida onde passou. No Rio de Janeiro, a temporada durou três meses, quando apresentou uma estética diferente na criação e abordagens das canções. Com o disco "Poeirão", a banda foi muito comentada em revistas nacionais e programas de televisão.

Para os fãs, um aviso. Está sendo preparada a versão remasterizada do álbum de estreia do Narguilé Hidromecânico. Já foi lançado um livro com a biografia da banda intitulado "A Alegria da Festa é o que me resta" que retrata os 20 anos da banda.


Biografia do Narguilé no www.last.fm

Narguilé é uma das poucas bandas de que possui público cativo. Surgido no sertão semi árido do ; no Piauí, em 1998, o Narguilé Hidromecânico veio com suas guitarradas groovadas, percussões de beira de rio, usando instrumentos s como zabumba, pandeiro, berimbau, caxixi, triângulo, explorando até os ss com guitarras distorcidas e as s.

Narguilé liquidifica muito bem o , e , mesclando o , , Ritmos Típicos, entre outros . Emplacou hits como: "Forró do molambo, Maquetes Loucas, Presentim, Saint Chá, Bilãozinho do Astral, Jumento Bom e Maluco Regulão/ Amor em Pó". Mantendo as influências de Maria da Inglaterra, Raimundo Soldado e Luiz Gonzaga misturadas ao .

Seus criadores foram Nando Chá, Júnior B e Fábio Crazy. De lá para cá a banda passou por muitos momentos, como a saída de membros (inclusive os criadores). A banda se separou durante certo período. Gerando alguns albúns solos dos ex-integrantes. Mas apesar das idas e vindas de músicos, em 2009, a banda anuncia a volta, gerando a alegria dos fãs, que sempre lotam as casas de shows. Atualmente tem 4 cd's lançados: "Narguilé Hidromecânico" resultado do projeto Música do Brasil, do antropólogo Hermano Vianna. "Poeirão" segundo disco da banda, trouxe parcerias com DJ Negralha. "Com gosto de gás" que teve participação de Helder Vasconcelos (Mestre Ambrósio), e comemorando os 13 anos do grupo o cd "Ainda Vivo" gravado no Espaço Cultural Raízes e Bueiro do Rock.

Não há um líder definido na banda. Todos os integrantes ajudam nas composições, transpondo situações e expressões do cotidiano do estado em suas letras. A banda se tornou uma referência na música .

Participou de importantes festivais e casas no Brasil: Carnaval da Lapa (RJ), Recbeat (PE), Festival Internacional da Música de São Luís (MA), Itaú Cultural (SP), Rock in Rio Café (RJ), Festival de Pirituba (SP), Festival do Dragão do Mar (CE), entre outros. Depois de 2 anos sem atividades, o Narguilé retornou a ativa no dia 8 de março de 2008 e inaugura uma nova fase de uma música concreta, objetiva e sem rodeios.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários