Em Teresina, alunos do programa Cidade Olímpica Educacional iniciam ano letivo de 2023

Os alunos têm a chance de destaque nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, física, química, astronomia e robótica

Por Portal O Piauí em 21/03/2023 às 07:51:07
O secretário Nouga Cardoso disse que muitos alunos da rede municipal de Teresina são disputados por escolas da rede particular nos estados do Piauí e Ceará.

O secretário Nouga Cardoso disse que muitos alunos da rede municipal de Teresina são disputados por escolas da rede particular nos estados do Piauí e Ceará.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento em várias áreas, dentre elas, a astronomia e robótica, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), deu início no último sábado (18), ao ano letivo de 2023 do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE). O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina que garante uma oportunidade para todos os alunos do de 5º ao 9º ano, da rede municipal de ensino em aprimorar e se destacar nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, física, química, astronomia e robótica.

A solenidade de abertura aconteceu no Centro de Formação Odilon Nunes e contou com a presença do secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso que falou sobre o orgulho da Semec em receber os novos alunos para o Programa e parabenizou os estudantes que estão participando do Cidade Olímpica e conquistando medalhas e oportunidades, através de sua dedicação aos estudos. Isso, considerando que muitos alunos da rede municipal de ensino de Teresina são disputados por escolas da rede particular nos estados do Piauí e Ceará.

"Vocês estão tendo a oportunidade de entrar em contato com a ciência aprimorada, por meio bons professores e mediadores ainda no ensino fundamental. Aproveitem essa oportunidade. O mundo do conhecimento e do saber abrem portas com uma infinidade de caminhos a serem seguidos, os quais podemos afirmar que em todos, vocês serão vencedores", destacou Nouga Cardoso que agradeceu o trabalho e incentivo dos professores e dos familiares.

A mesa de abertura contou com a coordenadora do COE, Elinalva Barbosa, professora Hostiza Machado, gerente de Formação e da aluna egressa do COE, atual estudante de medicina da Universidade Federal do Piauí((UFPI), Ana Cristina, que na oportunidade enfatizo que o COE ´- foi uma peça fundamental para o seu bom desempenho e aprovação no curso superior dos seus sonhos.

As alunas Sara Cristina e Juliana Reinaldo são veteranas no Programa e estão concluindo o ensino fundamental na Escola Municipal Barjas Negri. Este é o último ano das alunas e ambas relatam as boas experiências que tiveram através do COE e a gratidão por toda a equipe.

"Através do Cidade Olímpica, tive oportunidade de adentrar mais no mundo da matemática e ganhar premiações nas olimpíadas Canguru e OBMEP. Sentirei saudades da rotina de estudos e de toda a equipe do Programa", disse Sara.

Gabriela Pires, estudante também da escola Barjas Negri, é caloura e tem 2023 como o seu primeiro ano no Programa. A aluna vai participar do aprofundamento em língua portuguesa e em fala à Semec, conta que tem como sonho participar do programa desde 2019 e contou com alegria a aprovação na seletiva do programa em 2022.

"Estou realizando um sonho que por um tempo ficou adormecido e agora se tornou real. É muita felicidade para mim e minha família", finalizou a estudante.

Com o total de 282 alunos inscritos de 64 escolas municipais – eixo urbano e rural, o programa retornou com força total e conta com a rotina de aulas aos sábados, das 8h às 12h da manhã.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários