Após reunião da Asa com o ministro Wellington Dias, programa das cisternas pode ser retomado no Semiárido

O programa inclui várias ações, como capacitação de pedreiros, cursos sobre o uso correto da água, e ampliação das tecnologias de convivência com o Semiárido, como bancos de sementes e cisternas nas escolas.

Por Portal O Piauí em 27/02/2023 às 00:48:20
Cisternas são uma das mais baratas alternativas para se captar água das chuvas e melhorar a convivência das pessoas do Semiárido com a seca, sendo uma tecnologia também importante na produção de alime

Cisternas são uma das mais baratas alternativas para se captar água das chuvas e melhorar a convivência das pessoas do Semiárido com a seca, sendo uma tecnologia também importante na produção de alime

O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, recebeu representantes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), na última sexta-feira (24.02), para dialogar sobre a retomada de parcerias e programas de convivência com o semiárido. A rede reúne organizações da sociedade civil que atuam, entre outras frentes, na cultura do estoque de água.

Com este diálogo, o programa de construção de cisternas de placas de cimento pode ser retomado em todo o Semiárido com mais recursos no sentido de ampliar a captação de água das chuvas e estimular também a produção de alimentos para o consumo e para a venda do excedente por meio de feiras e mercados. O programa inclui várias ações, como capacitação de pedreiros, cursos sobre o uso correto da água, e ampliação das tecnologias de convivência com o Semiárido, como bancos de sementes e cisternas nas escolas.

Participaram da reunião a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, e os representantes da ASA Naidison Baptista, Valquíria Lima, Rejane Silva da Costa, Antonio Barbosa e Rafael Neves. (Foto: Roberta Aline/MDS)

"A ASA é composta por cerca de 1.200 entidades em toda a região Nordeste e tem papel importante também para fora do Nordeste. É uma referência para o Brasil, bem conhecida pelo trabalho com cisternas para captação de água de chuva e para garantir as condições de água potável onde há dificuldades", destaca o ministro.

Wellington Dias ressaltou a intenção da pasta de trabalhar com experiências como a da organização, que ajuda a tirar pessoas da pobreza. "Nós estamos trabalhando um conjunto de projetos e programas comandados pelo presidente Lula. Em março devemos ter decisões importantes sobre as metas para os vários programas com os quais queremos trabalhar", afirmou.


Para o diretor-presidente da ASA, Cícero Félix dos Santos, é necessário o retorno da associação entre Estado e sociedade civil. "A perspectiva de convivência com o semiárido vai ajudar na reconstrução do país", defendeu, apontando a segurança hídrica como o caminho para a segurança alimentar.

Também participaram da reunião a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, e os representantes da ASA Naidison Baptista, Valquíria Lima, Rejane Silva da Costa, Antonio Barbosa e Rafael Neves.


Articulação Semiárido Brasileiro

A ASA é uma rede que defende e executa, por meio de políticas públicas, o projeto político da convivência com o semiárido. É formada por organizações da sociedade civil de distintas naturezas, como sindicatos rurais, associações de agricultores, cooperativas e ONGs, e conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o semiárido, defendendo os direitos dos povos e comunidades da região.

A organização atua na cultura do estoque de água, alimentos, sementes e animais. Nessa estratégia, têm importância tecnologias de captação e armazenamento de água para consumo humano ao lado de casas e de escolas rurais e para produção de alimentos.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários