Semana de prevenção ao AVC reforça importância das linhas de cuidado ao AVC e Infarto

Crianças podem ser capacitadas para ajudar as pessoas mais velhas no caso de AVC e infarto

Por Portal O Piauí em 26/10/2022 às 12:58:36
Especialistas abrem semana de prevenção ao AVC, uma das doenças que mais matam no Piauí

Especialistas abrem semana de prevenção ao AVC, uma das doenças que mais matam no Piauí

Nesta terça-feira (25) foram iniciadas as atividades da semana de prevenção ao AVC 2022, no auditório do CEIR, em Teresina, e contou com a presença do Dr. Telmo Mesquita, coordenador da rede de urgência e emergência da Secretaria Estadual da Saúde. No evento, ele reforçou a importância da implantação das linhas de cuidado para o AVC e o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) dentro da rede estadual de saúde.

A ideia principal da semana é levar os conhecimentos básicos sobre o AVC, como as pessoas devem prosseguir para que sejam reduzidos os números de casos fatais e que mais pessoas consigam o atendimento médico em tempo oportuno para não apresentar sequelas ou falecerem em decorrência do acidente vascular cerebral.

"Nós precisamos trabalhar a ideia de cuidados, mas também a prevenção do AVC. O problema é uma das principais causas de mortes no nosso país e precisa de uma atenção especial. Tendo isso em mente, conseguimos verificar um envolvimento importante da secretaria de estado da saúde e do Governo do Estado para assegurar à nossa população cuidados adequados para quem sofrer AVC dentro da rede estadual de saúde. Iniciamos hoje a semana, mas é preciso se conscientizar que essa atenção ao AVC deve ser feita a todo o momento", disse coordenador.

Além de atividades nas unidades básicas de saúde como identificação de pessoas com arritmia, avaliação da glicemia e avaliação da pressão arterial, a semana também contará com o treinamento de crianças através do programa "Fast Heroes", levando os conhecimentos de como identificar um quadro de AVC e o que deve ser feito para crianças de 05 a 10 anos de idade e exposições interativas para a população em Teresina.

"Nossa ideia é fazer com que as nossas crianças possam ajudar em quadros de AVC nas pessoas mais velhas das suas famílias, como os avós, uma vez que o AVC é um problema bastante presente na faixa etária acima de 55 anos, e muitas vezes as crianças são aqueles que passam mais tempo com os mais velhos", explica o Dr. Romilto Pacheco, coordenador da linha de cuidado do AVC no Piauí.

Entre os conhecimentos expostos estarão os modos de identificação rápida de um quadro de AVC como caso a pessoa apresente rosto caído em um dos lados, fraqueza em um dos braços, dificuldade na fala, nesse momento é essencial já buscar a ajuda médica como o SAMU para que a pessoa receba atendimento adequado.

AVC VOLTA A SER A MAIOR CAUSA DE MORTE

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) voltou a ser maior causa de mortalidade no Brasil em 2022, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Os dados mostram que, no primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais de AVC em todo o Brasil, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865).

Além da necessidade de chamar a atenção da população para os sinais de reconhecimento do AVC, as atividades da semana querem enfatizar os benefícios do acesso rápido a cuidados médicos de emergência, a fim de preservar a vida e diminuir as sequelas da doença.

"Os pacientes que tiveram um AVC precisam de atendimento médico o mais rápido possível. Por meio da conscientização das nossas crianças e dos demais públicos, queremos chegar a mais famílias para salvar vidas e reduzir as sequelas dos pacientes após um AVC", destaca o presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Vale. Ele, que também é neurocirurgião, fundou o Projeto Pense Bem AVC, executado pela associação e que vai completar 16 anos de atividades preventivas em dezembro deste ano.


AÇÕES OCORREM ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 28

As ações de prevenção ao AVC serão executadas até esta sexta-feira (28), véspera do Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro. A semana é realizada anualmente, em parceria com instituições públicas e privadas, e tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção do problema, que é a segunda principal causa de morte no Mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Telmo Mesquista, reforçou a importância da prevenção do AVC. "Nós precisamos trabalhar a ideia de cuidados, mas também da prevenção. O problema é uma das principais causas de mortes do nosso país e precisa de uma atenção especial. Iniciamos hoje a Semana, mas é preciso conscientizar que essa atenção ao AVC deve ser feita a todo momento", ressalta.

O neurocirurgião e idealizador Pense Bem AVC, Benjamim Pessoa Vale, destaca que o Projeto, iniciado em 2007, busca evitar o dano pessoal, econômico e social provocados pela doença. "O AVC é responsável por 10% dos óbitos no mundo e é a maior causa de sequela permanente na população. Tem sinais, sintomas e acontece por lesão no cérebro. Dessa forma, os números assustam, pois são registrados 17 milhões de casos por ano. O grande gasto do AVC não é no ambiente hospitalar e nem na reabilitação, é na perda da produção, na seguridade social", explica.

A programação da semana segue com palestras educativas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todas as regiões de Teresina, em parceria com o projeto Linhas de Cuidado em AVC, da Sesapi, e com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). As ações vão acontecer na quarta (26) e quinta-feira (27), nos bairros Cristo Rei, Vila Irmã Dulce, Santa Isabel, Planalto Uruguai, Todos os Santos, Alto da Ressurreição, Real Copagre e Santa Maria da Codipi.

Ainda na quinta-feira (27), a atividade vai envolver o público infantil, por meio da divulgação do programa "Heróis Rápidos", uma iniciativa premiada internacionalmente por educar crianças entre 5 a 10 anos, para que elas saibam rapidamente identificar quando um familiar ou qualquer pessoa da sua convivência for vítima de um AVC. A Escola Municipal Casa Meio Norte será a primeira a receber o projeto.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes