Votação para presidente do Brasil já se encerrou em 59 países, informa o Tribunal Superior Eleitoral

A divulgação dos resultados oficiais, contudo, só deve começar às 17h.

Por Portal O Piauí em 02/10/2022 às 14:31:13
Votação fora do Brasil está encerrada, segundo o TSE

Votação fora do Brasil está encerrada, segundo o TSE

Até as 12h de hoje (2), no horário de Brasília, a votação no primeiro turno das Eleições 2022 já havia se encerrado em 59 países, informou a Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores no exterior votam apenas para o cargo de presidente da República.
Neste ano, foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores, em 2018.
A organização das eleições no exterior, como o envio de urnas e a abertura de seções eleitorais, fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). O órgão informou que já começou a receber os primeiros boletins de urna provenientes de outros países. A divulgação dos resultados oficiais, contudo, só deve começar às 17h.
Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso horário, portanto, o horário é adaptado de acordo com o horário local.
A regra, entretanto, não se aplica aos eleitores das seções eleitorais no exterior, em que as urnas são abertas das 8h às 17h no horário local. Confira abaixo os países com fuso mais avançado em que a votação para presidente já se encerrou:

África do Sul
Alemanha
Arábia Saudita
Austrália
Barein
Bélgica
Bulgária
Catar
China
Hong Kong (Província da China)
Chipre
Coreia do Sul
Dinamarca
Egito
Emirados Árabes Unidos
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Filipinas
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
India
Indonésia
Irã
Israel
Itália
Japão
Jordânia
Kuwait
Líbano
Luxemburgo
Malásia
Moçambique
Namíbia
Nepal
Noruega
Nova Zelândia
Omã
Palestina
Polônia
Quênia
República Tcheca
Romênia
Rússia (Federação Rússia)
Singapura
Suécia
Suíça
Tailândia
Taiwan
Tanzânia
Timor Leste
Turquia
Vietnã
Zâmbia

Matéria atualizada às 13h14.

Edição: Maria Claudia

SUBSTITUIÇÕES DE URNAS NO BRASIL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o primeiro boletim sobre ocorrências com as urnas eletrônicas. Ao todo, na primeira hora e meia de votação, a Justiça Eleitoral precisou substituir 401 equipamentos que apresentaram algum tipo de mau funcionamento.

A substituição de urnas eletrônicas é um procedimento normal a cada eleição, e a Justiça Eleitoral já prepara previamente milhares de equipamentos que podem ser colocados em operação de imediato.

Como última opção, caso não seja possível substituir a urna eletrônica por outra, é possível que seja adotada a votação manual, com cédulas de papel. Até o momento, isso não foi necessário em nenhuma seção eleitoral do país, informou o TSE.

No total, a Justiça Eleitoral mobilizou mais de 535 mil urnas eletrônicas, das quais 63.185 são de contingência, ou seja, ficam de reserva para serem acionadas em caso de necessidade. As 401 substituídas até o momento representam 0,07% do total.

Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso horário o horário é adaptado de acordo com a hora local.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes