Central Única de Favelas do Piauí (CUFA) apresenta ações à governadora Regina Sousa

A governadora vai apoiar a participação da instituição na Taça das Favelas que existe há dez anos

Por Portal O Piauí em 13/09/2022 às 13:07:56
Fotos: Gabriel Piauilino. A governadora vai apoiar a Taça das Favelas

Fotos: Gabriel Piauilino. A governadora vai apoiar a Taça das Favelas

A governadora Regina Sousa recebeu, nesta terça-feira (13), o presidente da Central Única de Favelas do Piauí (CUFA), que apresentou as ações da entidade. A CUFA é uma entidade nacional que ficou muito conhecida na pandemia e que teve um papel importante na ajuda às famílias durante a crise de saúde por distribuir cerca de 75 mil toneladas de alimentos.

"E a CUFA não atua só nesta questão da distribuição de alimentos. A Central realiza diversas ações, como a Taça de Favelas, que faz do esporte uma saída para esses jovens da periferia. E nós, do governo, precisamos dar mais atenção e fazer mais parceria com entidade como ela", explicou a governadora Regina Sousa.

Esteve presente também à reunião o presidente da Fundação de Esportes do Piauí, Clemilton Queiroz. O órgão apoia uma ação importante da CUFA, a Taça das Favelas, o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo! Mais de 100 mil jovens participam da competição, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades até a grande final.



A Taça das Favelas existe há dez anos e chega ao Piauí pela primeira vez em 2022, com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Esportes do Piauí. "Por determinação da governadora Regina Sousa, nós da Fundespi fizemos essa parceria com a CUFA e estamos patrocinando a Taça das Favelas, que é o maior evento de esporte nas favelas do Brasil", destacou o presidente da Fundespi.

A competição tem como objetivo contribuir para a promoção da inclusão social por meio do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. Bem como é uma oportunidade para promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.



Gil BV, presidente da CUFA no Piauí, falou da importância das ações da Central nas comunidades, "Estamos aqui, hoje, apresentando para governadora o que a CUFA Piauí vem fazendo. A Central Única de Favelas existe no Piauí há 15 anos e tem como missão realizar ações em comunidades, favelas e fortalecer o empreendedorismo. Agora retornamos também com a Taça das Favelas que a gente desenvolve de forma que não seja apenas campeonato de futebol, unimos esporte, empreendedorismo e a formação de novos atletas", disse.

As seleções campeãs do torneio irão a São Paulo disputar o "Favelão", quando enfrentarão as vencedoras dos demais estados brasileiros. A primeira edição da Taça das Favelas foi realizada em 2012 e desde então tem se consolidado como uma importante oportunidade de revelação de novos talentos para o futebol. Entre os destaques estão Erick Brendon, atual jogador do América, que disputou a Taça das Favelas 2012 representando o Complexo do Alemão, e Matheus Norton, que jogou a edição de 2013 e, no ano passado, se destacou na conquista do Torneio de Terborg, na Holanda.

Para o jogador do Sub-17 do Risoleta Neves, Mairon Medeiros, o esporte é uma saída para um futuro melhor, "Eu jogo desde os sete anos de idade, sempre conciliando estudos e esporte. E agora estou no Sub-17, me esforçando muito para que eu possa ter uma oportunidade de ser um atleta e poder dar um futuro melhor para minha família", destacou o jovem jogador.
Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes