Será implantada em Teresina a primeira escola cívico-militar que vai funcionar na Zona Norte

O objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, considerando situação de vulnerabilidade social

Por Portal O Piauí em 13/09/2022 às 11:31:42
Gerentes e coordenadores da Semec foram apresentados à modalidade de escola cívico-militar

Gerentes e coordenadores da Semec foram apresentados à modalidade de escola cívico-militar

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) vai implantar a partir do ano de 2023 a primeira escola cívico-militar de Teresina. O modelo será adotado na Escola Municipal Clidenor de Freitas, localizada na zona Norte da capital, que atende 628 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em uma reunião na manhã desta segunda-feira (12), gerentes e coordenadores da Semec foram apresentados à modalidade.

"Nosso objetivo com esta reunião foi esclarecer todas as dúvidas do projeto, principalmente entender que a escola cívico-militar vem como uma ideia de parceria na gestão administrativa e também no apoio nas ações pedagógicas, além da presença de um monitor que deve envolver os alunos em projetos dentro da necessidade da realidade da escola", explica a coordenadora de Escolas de Tempo Integral da Semec, Regina Amorim.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), lançado em 2019, é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio do Ministério da Defesa e das Forças Armadas e tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, considerando situação de vulnerabilidade social. Segundo informações do Ministério da Educação, o programa está presente em 130 escolas públicas municipais, em 25 estados e no Distrito Federal.

Em recente consulta pública realizada na E. M. Clidenor de Freitas, a comunidade escolar aprovou a implementação da modalidade e agora a Semec inicia as tratativas com o MEC para passar pelo processo de preparação e capacitação. "Vale lembrar que a escola cívico-militar vem como um apoio, uma parceria para a unidade de ensino. A escola continua sendo gerenciada pela equipe da Secretaria (diretor, equipe pedagógica, professores), com o apoio dos militares nas ações estratégicas da escola", acrescenta Regina Amorim.

"Esse projeto vem pra somar com aquilo que a Rede Municipal já vem fazendo de sucesso. Estamos alinhando com toda a equipe da Secretaria os objetivos do projeto, as demandas que deverão ser atendidas para que em 2023 nós consigamos ter uma implantação efetiva na Escola Clidenor de Freitas e garantir uma melhoria nos resultados daquela unidade", afirma o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

Fotos: Ascom Semec

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes