Alunos das escolas municipais de Teresina vão participar de projeto-piloto de robótica

"Esse projeto de robótica vai fazer com que a nossa comunidade seja ainda mais vista e agora no mundo todo", diz RutinĂ©ia Lima

Por Portal O Piauí em 09/09/2022 às 08:45:24
O secretário municipal de Educação em Teresina, Nouga Cardoso, assinou o quadro simbólico de parceria entre Semec e a CUFA

O secretário municipal de Educação em Teresina, Nouga Cardoso, assinou o quadro simbólico de parceria entre Semec e a CUFA

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) e a Central Única das Favelas PiauĂ­ (CUFA PiauĂ­) formalizaram parceria para o desenvolvimento do projeto BorimBora Robótica e Tecnologia, que vai contemplar as unidades de ensino localizadas nas ĂĄreas periféricas de Teresina. Como projeto-piloto foi selecionada a Escola Municipal Casa Meio Norte, localizada no bairro Cidade Leste.

Para o secretĂĄrio municipal de Educação, Nouga Cardodo, a parceria com a CUFA traz a possibilidade de transformação através de uma formação que qualquer criança de muitas escolas do ensino privado tem no seu dia a dia. "Essa experiĂȘncia da Casa Meio Norte hĂĄ de se propagar em muitas outras comunidades de Teresina", disse Nouga.

"O BorimBora tem como objetivo gerar um processo de evolução dos alunos da Rede Municipal com esse olhar mais voltado para as novas tecnologias. HĂĄ também a entrega de kits de alimentação às mães dos alunos participantes do projeto, além de outras intervenções que irão ocorrer para que o processo de aprendizagem dos estudantes se reflita também em toda a sua comunidade", explica o secretĂĄrio executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

"Esse projeto de robótica vai fazer com que a nossa comunidade seja ainda mais vista e agora no mundo todo", diz, empolgada, Rutinéia Lima, diretora pedagógica da E.M Casa Meio Norte. "A robótica estĂĄ chegando para revolucionar a educação", afirma o presidente estadual da CUFA PiauĂ­, Gil BV.


Semec destaca esporte e olimpĂ­adas no desfile cĂ­vico em Teresina

O esporte brilhou no Desfile de 7 de setembro com os alunos das escolas da rede municipal de Teresina que participaram do momento cĂ­vico na Avenida Marechal Castelo Branco. Cerca 300 alunos destacam as modalidades e as conquistas no Bandminton, Judô, Atletismo, Handebol masculino e feminino e infantil. Além disso, foram destacadas as inĂșmeras conquistas em olimpĂ­adas do conhecimento.

"As escolas que participaram deram destaque às nossas conquistas nas modalidades de esportivas que desenvolvemos, nas escolas e através de programas parceiros, dentre eles o Programa AABB Comunidade. São atendidas 100 crianças atualmente, sendo 50 da escola municipal João PorfĂ­rio de Lima Cordão e 50 da escola Machado de Assis, ambas na zona sudeste de Teresina", enfatiza a técnica da Divisão de Esportes da GerĂȘncia de AssistĂȘncia ao Educando (GAE) da Semec, Rosana Leal.

O Programa Cidade OlĂ­mpica Educacional que atende alunos para participar de olimpĂ­adas do conhecimento a nĂ­vel nacional, desfilou na avenida expondo suas conquistas, dentre elas, o primeiro lugar na 1ÂȘ OlimpĂ­ada Brasileira de Satélites (OBSAT), realizadas em Natal, no Rio Grande do Nordeste. O programa atende cerca de 220 alunos beneficiados com transporte, alimentação e material didĂĄtico.

Na OBSAT, lançaram um satélite na estratosfera, com o objetivo de estudar a radiação ultravioleta e o gĂĄs ozônio. O projétil alçou voo por mais de 3 mil metros no céu e retornou com dados importantes para a próxima etapa da pesquisa.

O Programa Soldadinho Mirim Civil chamou atenção de quem acompanhou o desfile. O programa é da iniciativa privada que atende crianças de 6a 12 anos de idade, na formação de cidadãos com foco na disciplina, educação, meio ambiente. "Nosso objetivo é transformar alunos em heróis mirins, através da formação de cidadãos honestos e disciplinados. Estamos atuam em escolas pĂșblicas municipal e estadual. Atualmente, atendemos alunos das escolas municipais Torquato Neto, Nova BrasĂ­lia, Alcides Lebre e CMEI Ariano Suassuna", ressalta o coordenador do projeto no PiauĂ­, James Oliveira.

Participaram do desfile a Escola João PorfĂ­rio de Lima Cordão foi fundada em 2003, atende 955 crianças e jovens do 6Âș ao 9Âș ano e tem destaque no IDEB; a Escola Machado de Assis foi fundada em 2008, atende 598 alunos do 1Âș ao 9Âș ano e tem destaque no IDEB de 8.2 de 2019; Escola Municipal Parque Itararé que foi fundada em 1998, atende 1.400 alunos do 3Âș ao 9Âș ano do ensino fundamental e Ensino de Jovens e Adultos – EJA, localizada na zona sudeste da cidade. A escola desenvolve vĂĄrios projetos para desenvolvimento do cidadão, tais como: Minha Escola tem história, DesperdĂ­cio Zero, Banda da Escola Maestro Duda, Superação – Judô, Badminton na Escola.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

ComentĂĄrios

Mulheres Acompanhantes