Águas de Teresina amplia saneamento básico em Teresina com conexão de 3.250 novas residências

Para a cidade, também há ganhos, pois o saneamento proporciona valorização de cerca de 15% dos imóveis

Por Portal O Piauí em 01/09/2022 às 15:07:17
Foto: Divulgação. A PPP Águas de Teresina faz obras de saneamento que trazem benefícios para a população

Foto: Divulgação. A PPP Águas de Teresina faz obras de saneamento que trazem benefícios para a população

Com o propósito de ampliar a cobertura de saneamento básico da capital, a Águas de Teresina interditará novo trecho da avenida Centenário, na zona Norte, para implantar rede de esgoto e possibilitar a conexão de 3.250 novas residências ao sistema de tratamento. A obra terá início nesta quinta-feira (01 de setembro), com duração de duas semanas. A interdição compreenderá o intervalo entre ruas Rio de Janeiro e Guaporé, que receberá toda a sinalização necessária para que seja garantida a segurança das pessoas que transitam ou residem no local.

"O saneamento contribui para a queda do número de internações por veiculação hídrica, reduzindo, consequentemente, os custos com saúde pública. Também reduz os gastos das famílias com farmácia, pois sem criança doente não é preciso comprometer o orçamento familiar com a compra de remédios. Tudo isso amplia a qualidade de vida das pessoas. Para a cidade, também há ganhos, pois o saneamento proporciona valorização de cerca de 15% dos imóveis", destaca Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Atualmente, a capital piauiense possui 42,6% de cobertura de esgoto. Com os investimentos realizados na infraestrutura de saneamento, a Águas de Teresina aumentará esse índice para 59% até o ano de 2024, atingindo a universalização da coleta e tratamento de esgoto em 2033. Dessa forma, Teresina cumprirá o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Orientações de percurso durante as obras
No período das obras, o motorista que transitar na avenida Centenário, no sentido Centro-Norte, deverá realizar uma conversão à direita na rua Rio de Janeiro e, em seguida, à esquerda na rua Coelho de Resende. O condutor deverá seguir pela rua Coelho de Resende até a rua Guaporé, onde realizará uma nova conversão à esquerda para acessar a avenida Centenário.

Ligação na rede de esgoto é responsabilidade do cliente
Para usufruir dos benefícios, a Águas de Teresina sinaliza a importância do cliente fazer a ligação do seu imóvel à rede de esgoto disponível na via pública. Para isso, todos os usuários estão sendo informados por comunicação impressa sobre a liberação para utilizar a rede e os custos necessários.

Obras no Alto da Ressurreição, em Teresina, que estão sendo viabilizadas a partir do sucesso da PPP Águas de Teresina que foi criada pelo Governo do Piauí; e que está trazendo grandes benefícios com ampliação do abastecimento de água e da infraestrutura de saneamento básico.


PPP ÁGUAS DE TERESINA NO BAIRRO ALTO DA RESSURREIÇÃO, NA ZONA LESTE DA CAPITAL

Com o objetivo de ampliar o saneamento da capital, a Águas de Teresina iniciou esta semana uma obra de extensão de rede de esgoto na avenida Mirtes Melão, no bairro Alto da Ressureição, zona Sudeste. Ao todo, serão instalados 3.600 m de rede, além da construção de um poço de visita. O investimento beneficiará cerca de 2.000 famílias da região. A obra segue por etapas, em horário comercial, até o dia 25 de setembro.

O trecho em execução atualmente está localizado entre as ruas Comerciante Domiciano Almendra, Enfermeira Dijé, Alto Taquarí, Alto das Gaussas, Alto Leste e Luís de Abreu – compreendendo a primeira etapa da obra. A segunda etapa da obra está prevista para ser iniciada no dia 8 de setembro, compreendendo o trecho entre as ruas Alto Paraíso, São Januário, Altamira do Pará, Santiro Nogueira, Vila Rica, Luiza Garlipe, Alto do Limpo, Santa Luzia, Alto do Campo, Alto das Ferragens e Tote Oliveira. Toda a obra está devidamente sinalizada para resguardar a segurança das pessoas que transitam ou residem no local.

"A recomendação da concessionária é que caso a sua rua esteja interditada pela obra, procurar a próxima rua paralela mais próxima para deslocamento. É importante mencionar que as ruas serão interditadas à medida que a obra for avançando, cerca de 150 m por dia", explica Danillo Almeida, gerente de Serviços da Águas de Teresina.

Esgotamento em Teresina
Atualmente, a capital piauiense possui 42,6% de cobertura de esgoto. Com os investimentos realizados na infraestrutura de saneamento, a Águas de Teresina aumentará esse índice para 59% até o ano de 2024, atingindo a universalização da coleta e tratamento de esgoto em 2033. Dessa forma, Teresina cumprirá o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

São inúmeras as obras realizadas de abastecimento de água e saneamento em Teresina que só são possíveis por causa da criação da PPP Águas de Teresina por Viviane Moura, quando foi superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí(SUPARC). A iniciativa privada faz os investimentos que o executivo estadual não teria condições de realizar em tão pouco tempo devido à burocracia que ainda existe em alguns setores do Poder Público.




Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes