Estudantes da rede de ensino do Piauí são destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

Com até 2 horas de duração, o exame abordou assuntos de astronomia, biologia, física, história e química

Por Portal O Piauí em 01/09/2022 às 11:23:48
Alunos do Ensino Médio de instituições de ensino do Piauí como o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, e do Ceti Cônego Cardoso, no município de Castelo do Piauí, se tornaram destaque após serem classificados para a segunda fase da Olímpiada Nacional de Ciências (ONC).

"Essas conquistas favorecem o aprendizado significativo dos nossos alunos, além de contribuir para o incentivo da participação e engajamento deles em olimpíadas como essa", destacou a diretora do Ceti Cônego Cardoso, Socorro Soares.

O exame, que tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências Naturais dos estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio, obteve um recorde de 3.154.000 inscritos na sua 1ª fase, ocorrida entre os dias 18 e 20 de agosto.

Priorizando a acessibilidade dos participantes, a primeira etapa foi realizada no formato digital, através do site e aplicativo oficial da ONC, que permite a execução da prova sem conexão com a internet e, no formato físico, com provas impressas para escolas que optarem pela aplicação presencial. Com até 2 horas de duração, o exame abordou assuntos de astronomia, biologia, física, história e química. As inscrições foram feitas opcionalmente por alunos que tinham interesse em participar da olimpíada.

Os professores Adelino Neto, de Química, do Ceti Cônego Cardoso, e Hellandson Tavares, de Biologia, do Ceti João Henrique, contam que na preparação de seus alunos para a olimpíada foram apresentadas e discutidas, durante as aulas, questões de provas anteriores trabalhadas na olimpíada para familiarizá-los com os temas que seriam abordados no exame, além do incentivo ao estudo e dedicação por parte deles.

"Vejo a participação dos alunos em olimpíadas muito além do que a conquista de medalhas, certificados ou outros prêmios, mas como uma oportunidade que estudantes, e também professores, têm para "o novo", novas descobertas, novas ideias, novas técnicas, novos lugares, novos saberes. Tratando especificamente da ONC, saliento que é um momento ímpar para despertar o estímulo ao interesse no estudo das Ciências, conhecermos alunos talentosos e, ao mesmo tempo, incentivá-los, quem sabe, a ingressarem nas áreas científicas e/ou tecnológicas", afirma o professor Adelino.

A 2ª fase da olimpíada acontece nos dias 9 e 10 de setembro; e será 100% online. Já a solenidade de premiação será realizada no dia 27 de outubro.

A Olimpíada Nacional de Ciências

A Olimpíada Nacional de Ciências é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conta com patrocínio da Petrobras.

Podem participar da olimpíada, estudantes do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); do Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); discentes da 4ª série do Ensino Técnico, assim como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos citados anteriormente. A ONC tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências Naturais dos estudantes brasileiros.
Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes